segunda-feira, 29 de abril de 2013

PROJETO IRÁ HOMENAGEAR EQUIPE ELO DE CICLISMO

"Se aprovado, Prêmio Cultural Desportivo Barbosa Lessa será entregue a Equipe Elo."
Foto: Arquivo

Formada somente por piratinienses, a Equipe Elo de Ciclismo se destaca quando o assunto é esporte no município. Com esse intuito, na última sessão ordinária da câmara de vereadores, foi apresentado o projeto de lei 23/2013, enviado pelo vereador Sergio Castro (PDT), que concede a Equipe Elo de Ciclismo o Prêmio Cultural Desportivo Barbosa Lessa.
O projeto foi parabenizado pelos parlamentares, que também reconheceram o mérito da Equipe Elo, na prática do ciclismo no município, principalmente na organização do Campeonato Municipal de Ciclismo MTB.


Equipe Elo
O início da ideia de formar um equipe profissional de ciclismo, até então pioneiro no município, partiu de um grupo de amigos, já ligados ao esporte, no ano de 2011, e tinha como principal objetivo representar a cidade em competições da região.
Elo, como o próprio nome diz é o que liga, une, envolve, pessoas neste caso, se tornando ideal para nomear este “elo” dos ciclistas piratinienses, que tem em comum a paixão pelo esporte e o orgulho de ter nascido na Capital Farroupilha.
Foto: Equipe Elo
No ano de 2011 a equipe competiu no Campeonato Zona Sul de Mountain Bike, campeonato promovido pela União Loruenciana de Ciclistas (ULC), abrangendo a metade sul do estado do Rio Grande do sul, atraindo desportistas de todo o estado, estados vizinhos e estrangeiros.
Já em 2012, além do Campeonato Zona Sul de Mountain Bike, a equipe competiu no Campeonato Zona Sul de Ciclismo, realizado em piso asfaltado, competição promovida pela Associação de Ciclistas do Rio Grande (ACIRG), onde predominou o uso de bicicletas comumente conhecidas como Speed, porém atendeu também as categorias voltadas ao Mountain Bike, em asfalto.
Outra grande conquista no ano de 2012 para a Equipe Elo foi à aprovação da Lei Municipal 1332/2012, que prevê a realização anualmente em Piratini de uma etapa do Campeonato Zona Sul de Mountain Bike, uma etapa do Campeonato Zona Sul de Ciclismo (em piso asfaltado), além da implantação do Campeonato Municipal de Ciclismo MTB. As competições regionais já tem data marcada para o ano de 2013, sendo o  de Mountain Bike dia 19 de maio e o de piso asfaltado dia 14 de julho. Já o Campeonato Municipal teve duas de um total de seis etapas já realizadas, e foi um verdadeiro sucesso.
Com o início do Campeonato Municipal de Ciclismo MTB, já é possível notar, principalmente em crianças e adolescentes um aumento significativo no número de praticantes do esporte, já entre os adultos, a bicicleta está sendo retirada novamente da garagem e servindo como um meio de locomoção, visto que além da prática do exercício físico, se torna bem mais agradável ao bolso.

Saiba mais sobre a Equipe Elo de Ciclismo acessando http://elociclismo.blogspot.com.br/

Tainã Valadão

Nenhum comentário: