quarta-feira, 24 de abril de 2013

PROFESSORES COMPARECEM À CÂMARA E ESCLARECEM MOTIVOS DA GREVE

"Segundo a professora Rita Oliveira Hax, representante da classe em Piratini "a lei já foi sancionada, só é preciso que o governo a cumpra, e nos pague o que nos é de direito".

Nesta terça-feira (23/04), ocorreu o primeiro de três dias de greve dos professores, proposto pelo Centro dos professores do estado do Rio Grande do Sul (CPERS) e aderido por vários professores em Piratini. O objetivo da paralisação é o cumprimento da lei do piso salarial e exigir melhorias na infraestrutura das escolas.
Professores do município realizarão neste período diversas atividades para evidenciar a paralisação na cidade. A primeira delas, foi na reunião desta semana da câmara de vereadores. Para representar a classe, a professora Rita Oliveira Hax, foi chamada pelos parlamentares para esclarecer dúvidas e explicar o motivo da paralisação.
Segundo Rita, a lei criada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo então Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, não está sendo cumprida pelo governo do estado, sendo este o principal motivo da greve.
“- Estamos lutando por um direito já conquistado. A lei já foi sancionada, só precisamos que o governo a cumpra, e nos pague o que nos é de direito. Nós trabalhamos muito, não só na escola, muito serviço é literalmente levado para casa; corrigir provas, trabalhos e outras coisas ocupam vários e vários finais de semana e não nos é pago nada mais por isso.” Argumenta.
Marcial Guastucci (PMDB), foi o vereador proponente e encarregado de trazer os professores à casa legislativa para expor aos outros vereadores e imprensa a situação enfrentada pelos professores no estado.
“-Mesmo o CPERS sendo pauta constante em época de eleições, após são esquecidos pelos governos, que praticamente se elegem com discursos de melhorias para o CPERS. É muito louvável a casa de vocês.” Explica Macega.
Outro vereador a mostrar-se favorável a paralisação foi o líder da bancada oposicionista, Claudio Dias (PMDB), que citou como exemplo a inspiração que sua filha tem na professora Rita “minha filha se inspira na senhora. Mesmo não conhecendo pessoalmente os professores, pais começam a ter uma afinidade imensa com eles, por causa de seus filhos”. Diz Dias, que completa “a bancada do PMDB é totalmente favorável a esta nobre causa”.
Lourenço de Souza (PT), mesmo sendo do partido do governador do estado, admitiu que a educação ainda deixa a desejar "no governo do Tarso, muita coisa melhorou, principalmente na agricultura e tenho muito orgulho de dizer isto, mas a educação ainda tem muito o que melhorar." Exclama Lourenço.
Os vereadores Sergio Castro (PDT) e Gilso Gomes (PP), também deram parecer favorável a paralisação. Partindo ainda de Gilso a ideia de fazer uma  moção de apoio, de autoria de todos nove vereadores.
A moção especifica o apoio da casa legislativa as reivindicações do CPERS-Sindicato, principalmente ao cumprimento da Lei do Piso Salarial nº 1738, sancionada em 17/07/2008 pelo então Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A moção será apresentada na reunião com o Ministério Público, que acontecerá às 10 horas desta quarta-feira (24/04).

Tainã Valadão

Nenhum comentário: