sábado, 6 de abril de 2013

ESCOLA DE ENSINO MÉDIO, EM PIRATINI-RS, É BATIZADA COM O NOME DO DEPUTADO ADÃO PRETTO


"Uma sociedade só se transforma com uma boa Educação."
Inaugurada oficialmente neste Sábado, 6 de Abril de 2013, a Escola Estadual de Ensino Médio que funciona, desde o início de fevereiro, nas dependências da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Vieira da Cunha, localizada na Faxina, 5º Subdistrito de Piratini. Batizada com o nome do petista gaúcho, Deputado Adão Preto, agricultor e defensor da reforma agrária, a escola atende 130 alunos, todos filhos de assentados da Reforma Agrária, pequenos agricultores e comunidades quilombolas, do 1º, 2º e 5º Subdistrito.
Adão Pretto     *1945    +2009.
BIOGRAFIA DO DEPUTADO ADÃO PRETTO
O deputado Adão Pretto (PT-RS), nascido no dia 18 de Dezembro de 1945, no município gaúcho de Coronel Bicaco, porém, criado em Miraguaí (RS). Trovador, o petista estava sempre presente com a sua gaita nos encontros, lutas e mobilizações do povo trabalhador do campo. É autor dos livros Poesia e Cantos do Povo, publicado pela Editora Vozes em 1981, e Queremos Reforma Agrária, pela Editora Vozes, 1987.
Como parlamentar, opunha-se aos ruralistas na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural. Sua principal bandeira política foi a reforma agrária. Sempre se destacou na defesa da causa dos movimentos sociais populares, em especial aos ligados as questões do campo como a defesa dos interesses dos pequenos agricultores e da luta do MST, pois fez de seus mandatos ambientes institucionais para a articulação dos movimentos sociais populares no Brasil.
Pretto iniciou sua militância política nas Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) e Comissão Pastoral da Terra. Foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Miraguaí e fundador da CUT Celeiro. Ajudou a fundar o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) do Rio Grande do Sul.
No ano de 1980 filiou-se ao PDT e em 1985, migrou para o PT, sendo eleito deputado em seis ocasiões consecutivas: como deputado estadual constituinte no ano de 1986,como um dos primeiros deputados do PT gaúcho. No ano de 1990 foi eleito como deputado federal revisor, e reeleito como deputado federal nos anos de 1994, 1998, 2002 e 2006. O deputado era presidente da Comissão de Legislação Participativa e foi um dos membros brasileiros do Parlamento Latino-americano.
Entre seus diversos projetos de leis, sempre voltados ao
desenvolvimento da agricultura nacional e à defesa dos pequenos agricultores estão:
o projeto do Seguro Agrícola Nacional;
o que impõe tarifa a produtos agrícolas importados com subsídio na origem;
o de isenção de IPI para veículos usados para o transporte da produção rural; o que cria fundo para rádios comunitárias;
a emenda à Constituição que determina que propriedades nas quais sejam localizados produtos transgênicos sejam desapropriadas para reforma agrária; os projetos que garantem vagas no ensino superior para filhos de agricultores e que mudam os critérios dos chamados índices de produtividade;
os projetos que destinam verbas para o Fundo Nacional de Habitação por Interesse Social.
Pretto foi Relator da proposta que cria uma nova política pesqueira nacional.
Em 1987, Adão, recebeu o Prêmio Springer AL/RS, como deputado destaque.
Adão Pretto tinha 63 anos e estava em seu sexto mandato quando foi vitimado por uma pancretite. O petista, faleceu às 7h42 da manhã duma quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009, no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, onde estava internado desde o começo de janeiro. O político gaúcho está sepultado no Cemitério Jardim da Paz.
O parlamentar, com sua luta constante em defesa das causas sociais do campo e da cidade, eternizou seu nome no cenário político brasileiro. Em 23 de Junho de 2010 foi inaugurado o plenário 9 da Câmara dos Deputados, o qual, leva o nome do deputado Deputado Adão Pretto e no dia 11 de Novembro de 2010, na Feira do Livro de Porto Alegre, foi lançado o Livro Perfil Parlamentar do Deputado Adão Pretto, baseado em depoimentos de quem conviveu com ele.
Rogério S. Lucas

Nenhum comentário: