sexta-feira, 26 de abril de 2013

IRRESPONSABILIDADE DE ANIVERSÁRIO?


Com pouco mais de dois meses do mandato,  o vereador de oposição  Marcial Lucas Guastucci, o Macega PMDB, tem sido um dos nomes mais comentado pela comunidade piratiniense. Sua atuação parlamentar vem trazendo à tona, fatos, até então desconhecidos ou ignorados, Macega tem se destacado pela ambiguidade do voto, quando o projeto parte do executivo ou da bancada de situação e na ótica do vereador, beneficiara a comunidade num todo, Macega tem votado a favor e em acordo com os demais colegas de bancada que ora tem a liderança do colega Claudio Dias.
Durante a ultima seção realizada terça feira,  o vereador trouxe a tona um assunto até então desconhecido pela população;  durante pronunciamento o vereador foi enfático, em relação às obras que estão paralisadas na cidade, “... até poucos dias atrás, ouvi  aqui no plenário uma situação esclarecida pelo vereador Sergio Castro de que a culpabilidade pela paralisação das obras conveniadas com o governo federal, seria geradas  por as empresas que ganharam as licitações, pois começaram  as obras e tiveram problemas financeiros na execução das mesmas e acabaram falindo.” Segundo comentou o vereador  Macega em uma pesquisa mais aprofundada do sistema, Macega constatou alguma irregularidades do Município de Piratini em uma  prestação de conta com o Governo federal.
                A reportagem do CLICPIRATINI procurou o vereador na tarde desta quinta-feira a fim de esclarecer o assunto.
                Fomos recebidos pelo vereador que explicou os fatos:
                REPORTAGEM: Vereador, o que é o CAUC  e porque o município aparece inscrito como inadimplente?
                MACEGA: CAUC é um órgão da fazenda nacional que controla e informa as prestações de conta das transferências voluntarias feita pela união aos municípios e os demais entes federados, significa CADASTRO ÚNICO DE CONVENIOS.
Piratini aparece inscrito no CAUC, PORTANTO INADIMPLENTE, por não apresentar prestação de contas relativo ao convenio numero 661357 DO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO CUJA VIGENCIA DO CONVENIO ERA DE 30 DE JUNHO DE 2010 ATÉ 29 DE JUNHO DE 2011, sessenta dias após o término da vigência do convenio o município deveria ter apresentado prestação de contas, ao não fazê-lo em 14/03/2012 aproximado nove meses após o fim da vigência do convenio foi notificado pelo CAUC para apresentar a prestação de contas, recebeu um prazo de 45 dias para fazer, mais uma vez descumprindo  a obrigação de fazer em 28/04/2012 passou a constar como inadimplente no CAUC nosso Município, por não apresentação da prestação de contas, situação verificada em 22/04/2013, por tanto domingo próximo dia 28 do corrente completa um ano de descaso e desrespeito com o histórico Município de Piratini e sua população. Chamo  isso de Irresponsabilidade de aniversário.
          REPORTAGEM: Qual prejuízo isso traz ao Município?
          MACEGA: Uma vez absorvido pelo filtro regulador do dinheiro publico (CAUC) a prefeitura inadimplente passa a receber somente os repasses constitucionais do fundo de participação do município (FPM), do ICMS, da Saúde e da Educação. O lamentável é que enquanto persistirem as pendências o Município de Piratini alem de ficar impedido de assinar novos convênios também sofre a retenção das parcelas de convênios em andamento a maioria destes alcançados através de emendas parlamentares. Então assim fica explicado e documentado por órgão governamental (CAUC) documento que está no síte ao acesso de todos,  o porquê de tantas obras paradas no Município, enquanto não houver a regularização na prestação de contas as obras continuaram paradas as empresas que ganharam a concorrência tiveram que demitir seus funcionários, causando desemprego o comercio que vende o material de construção está sem  esse faturamento e quem paga a conta é a população de Piratini, por isso denunciei na Câmara e denunciarei onde quer que  for preciso, tal descaso e desrespeito com a nossa gente e com o dinheiro Público. 
         REPORTAGEM:  A que o senhor  atribui a falta de prestação das contas,  afinal parece ser um tramite meramente burocrático?
         MACEGA: Pois é, esse o “X” da questão será? Que houve apenas relapso e incompetência administrativa por parte de quem deveria fazer a prestação de contas e não fez?  O que já é bastante grave, pois o Município tem inúmeros cargos de confiança, que alias alguns considerados irregulares pelo Tribunal de Justiça, que apontou 47 cargos irregulares. O Gestor Poderia ter determinado um desses ou alguns desses ocupantes de cargos eleitoreiros (CCs) para fazer adequadamente a prestação de contas ou realmente tem irregularidades no uso dos recursos provenientes do convenio 661357 do Fundo Nacional de desenvolvimento da Educação. Esse foi o ponto de partida do meu questionamento em plenário é o que a população quer saber, espero que seja respondido pelo executivo com a maior brevidade e de forma clara e objetiva e comprovado de forma documental  e dentro do prazo legal o porque?   Que não foi prestada a conta em tempo hábil.
     REPORTAGEM: Existem outras prestações contas pendentes?
      MACEGA: Estive analisando o site e contatei  com o órgão supra citado mas ainda não tenho nada documental para comprovar fico apenas com a situação acima citada, para não causar injustiça.
REPORTAGEM: O que pode se pode fazer para que isso não aconteça mais ?
MACEGA:
A) Para que isso não aconteça mais deve se qualificar servidores efetivos, (Pois são o patrimônio mais valoroso de qualquer órgão público), para utilizar com propriedade as ferramentas de gestão publica disponibilizada pelo governo federal e elaborar com precisão o relatório resumido da execução orçamentária. Não adianta o Município investir em CCS para fazer tais prestações, pois são cargos temporários.,
 B) Dispensar CCs desqualificados, que ocupam cargos meramente politicos.,
C)  contratar técnicos especializados em gestão publica, para somar a aos nossos servidores, contratação essa que deve ser feita e paga com o dinheiro que hoje é gasto com os 47 CCS  irregulares, segundo o Tribunal de justiça .
     REPORTAGEM: na ultima seção o senhor se propôs a auxiliar nessa prestação de contas, como seria isso?
       MACEGA: Eu desde que me elegi vereador de Piratini, já na campanha eleitoral me comprometi com a população de Piratini que ia fiscalizar cada ato do Executivo e aqueles que eu entendesse prejudicar a população iria denunciar e divulgar na Imprensa, o que estou fazendo todos os dias, mas nada impede que eu auxilie o Executivo, excepcionalmente, quando tiver alguma dificuldade e no caso em questão a dificuldade esta estampada pelo tempo que já passou sem a devida prestação de contas seja por negligência ou não, pois tenho razoável conhecimento  na matéria e me ofereci para ajudar e ver regularizada tal pendência  para que uma vez sanada  possam vir as parcelas dos reursos Federais e  as obras iniciadas continuar sendo construídas até o termino, e que o Município possa firmar novos convênios com a União, sem causar mais  prejuízo a população. Com a concordância do Líder da Bancada Vereador Claudio Dias e dos demais Mauro e Daniel, alem de me dispor a auxiliar colocamos a disposição do Executivo o trabalho dos nossos dois assessores, ambos bacharéis em direto, o que lhes da  uma certa  facilidade para entender como deverá ser feita a prestação de contas e ajudar executa-las.
         REPORTAGEM: Aproveitando a  oportunidade há boatos eu disse Boatos que o prefeito está afastado, o que o Sr. Sabe sobre isso?  Isso é verdade?.
               MACEGA: Não sei nada de Concreto sobre esse assunto ouço boatos,  pelo que sei o Senhor  Prefeito continua normalmente ocupando o cargo que foi eleito, a única coisa que posso informar com precisão, pois foi comunicada a câmara  é  que o nosso  Prefeito está de Férias.
        REPORTAGEM: O prefeito pode tirar  férias, com menos de 4 meses de trabalho?  já que ele assumiu o cargo no novo mandato em 1º de janeiro de 2013 as 09 horas  quando tomou posse?
               MACEGA:  Creio que pode ao contrário não iria tirar, mas esse questionamento que está me fazendo  é feito para mim, mais ou menos  10 vezes por dia, por isso  na ultima seção do legislativo, solicitei ao executivo que  indique   a base legal que ampara a concessão de férias ao Prefeito com menos de 4 meses de mandato, pois é realmente estranho, já que qualquer trabalhador somente tem direito a férias depois de completar o período aquisitivo que  são de 12 meses  de contrato vigente na  empresa  mesmo prazo para que é submetidos todos os servidores do Município, se existe amparo legal para isso  é uma lei no mínimo desrespeitosa com a classe trabalhadora, que privilegia a classe política.
REPORTAGEM: Macega por Macega?
MACEGA:  Macega é um  Cristão que respeita e cultua as divindades é um  idealista que o acha ser justo e certa defende  com unhas  e dentes a onde tiver que ser defendido e se posiciona sempre  procurando em cada  ação política ser coerente com o que pensa e agi de acordo com essa coerência , é um ser que preserva  sobretudo “ A LIBERDADE -A HUMANIDADE - A IGUALDADE”   (algo que junto com seus irmãos herdou de seus pais . avós e tios), jamais fica em cima do muro sempre se posiciona .É contra qualquer tipo de imposição, descriminação ou preconceito. Ama a família, os Amigos, a Politica e a Cancha reta, exatamente nessa ordem.
O Macega  pode ser definido na singeleza e clareza  do verso do cancioneiro Gaucho:  ‘’’’... De Gênio Uma Cachaça e de Alma um Guaraná ... ”””

Elton Garcia

Nenhum comentário: