quinta-feira, 18 de abril de 2013

HISTÓRIA DE PIRATINI ENCANTA VISITANTES E CONCRETIZA POTENCIAL TURÍSTICO DA CIDADE

 "Casal de turistas mostram-se maravilhados com história e beleza da Capital Farroupilha."

A história do município de Piratini é com certeza o que mais influencia na vinda de tantos turistas à cidade. Todos sabem que Piratini foi a Primeira Capital Farroupilha, mas o real sentido deste título é muitas vezes esquecido ou nem mesmo apreendido pelos piratinienses. A pequena cidade que começou com a vinda de 48 casais de açorianos, só teve destaque em 1835, com o início da Revolução Farroupilha, e a escolha da cidade como capital da província que se formava.
Homens de grande importância naquele período e adeptos da causa farrapa residiram ou vieram até o município, entre eles Bento Gonçalves, Antônio de Souza Netto, Domingos José de Almeida e Giuseppe Garibaldi, entre outros conhecidos nomes, que estão na boca das pessoas até hoje, além dos desconhecidos e esquecidos com o tempo que deram a própria vida pela causa que tornaria o Rio Grande do Sul um país e possivelmente a cidade de Piratini sua capital.
Após o Tratado de Ponche Verde, a cidade sofreu uma dura repressão dos imperialistas, sendo rebaixada até mesmo a vila, entretanto, nunca foram esquecidas as inúmeras histórias que ocorreram nela, é com este pensamento, que turistas buscam ao menos imaginar o que aconteceu em cada rua do município.
Nesta quarta-feira (17/04), ao menos dois turistas foram constatados visitando a cidade, visivelmente encantados com a arquitetura e história encontrada em cada canto, cada bairro, onde não foram poupados esforços dos mesmos para visitarem todos os pontos turísticos do município.
Maria de Lourdes da Costa Ribeiro, de 57 anos e seu marido, Jomar de Oliveira Rizzolo, de 60 anos, vieram a cidade para conhecer um pouco mais da história do município, e levaram para Pelotas, onde residem, diversas imagens desta visita.
O casal muito bem humorado e simpático conquistou facilmente novas amizades em sua breve visita, e acabou conhecendo novas histórias, contadas pelos próprios moradores.
“Estamos adorando a visita, a cidade é maravilhosa, lugares incríveis e com uma história fantástica, além da receptividade dos moradores, que estão sempre dispostos ao nos dar informações e esclarecer dúvidas.” Empolga-se Maria Lourdes.
Já seu marido, Jomar, comenta que em uma só vinda será difícil de visitar todos os pontos turísticos, mas diz que isto será um motivo para voltar mais vezes “pretendemos voltar em breve a Piratini, quem sabe trazer toda a família e passar um fim de semana aqui”, finaliza.
Investimentos estão sendo feitos há muito tempo pela Secretaria de Cultura, Desporto, Turismo e Lazer neste sentido, mas é necessário muito mais, visto o potencial turístico que a cidade possui e que se bem aproveitado pode gerar empregos e renda ao município, consequentemente, integrando jovens, que não terão motivos para sair de sua terra em busca de um emprego.

Tainã Valadão

Nenhum comentário: