terça-feira, 19 de março de 2013

SECRETÁRIA DA AGRICULTURA INÍCIA INQUÉRITO DA BRUCELOSE E TUBERCULOSE EM BOVINOS



"Meta é realizar exames em 11 mil fêmeas bovinas com idade superior a 24 meses."
A partir desta segunda-feira (18), 70 profissionais do Departamento de Defesa Agropecuária da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio começaram a visitar 1.065 propriedades de 420 municípios gaúchos para efetuar o inquérito epidemiológico da brucelose e da tuberculose. A ação, realizada em conjunto com o Ministério da Agricultura e o Fundesa, tem como meta realizar exames em 11 mil fêmeas bovinas com idade superior a 24 meses.
O inquérito busca estimar a prevalência e a distribuição de propriedades e de bovinos infectados com brucelose e tuberculose no Estado. Com esse trabalho serão fornecidos subsídios para melhor coordenação e execução dos programas de controle e erradicação das duas enfermidades. As coletas devem ser realizadas durante o período de cinco semanas, com previsão de divulgação dos resultados para o segundo semestre.

Doenças
Tuberculose e brucelose são doenças que causam queda na produtividade e na fertilidade do rebanho e, por serem zoonoses também causam riscos à saúde pública. As normas sanitárias determinam o abate sanitário de animais contaminados para evitar a transmissão. Eventuais indenizações por abate serão custeadas pelo Fundesa.

Texto: Assessoria de Imprensa
Foto: Fernando Dias 
Rogério S. Lucas

Nenhum comentário: