sábado, 30 de março de 2013

PÁSCOA NA ÓTICA DAS DIFERENTES RELIGIÕES


“A Semana Santa é uma das celebrações mais importantes para os cristãos. É o momento em que se celebra a morte e ressurreição de Cristo. Por isso, diversos rituais fazem parte da rotina de milhares de famílias em todo o mundo cristão.”


Episcopal
*******
Teoricamente, como explica a reverenda Ana Maria Esvael, da Igreja Episcopal Anglicana, todos os cristãos comemoram da mesma forma, já que a Páscoa é uma celebração cristã. Portanto, hábitos como não ingerir carne vermelha na Sexta-Feira Santa e trocar ovos de Páscoa são cultivados, em sinal à celebração da ressurreição de Jesus. “O ovo representa vida, por isso é utilizado”, explica. Na Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, assim como na Igreja Católica, as celebrações começaram com o Domingo de Ramos e terminam com a celebração pascal no domingo, dia voltado à lembrança da ressurreição.

Pentecostal Cruzada Universal
***********************
Conforme o pastor da Igreja Evangélica Pentecostal Cruzada Universal, Josemar Daneres, a celebração se dá em nível mais espiritual e menos material. “Não nos preocupamos tanto com comida e presentes, embora as famílias façam suas reuniões, isso fica em segundo plano”, comenta. No domingo, acontece um culto festivo com louvores na igreja.

Testemunhas de Jeová
******************
Para as Testemunhas de Jeová, a Páscoa não é comemorada. “A única coisa que fazemos é relembrar a morte de Jesus no que chamamos de ‘Refeição Noturna do Senhor’”, explica o funcionário federal aposentado, Washington Gonçalves, de 69 anos, Testemunha de Jeová há mais de 30 anos. Nesta data, que a cada ano cai em um dia diferente, eles se reúnem e celebram juntos. Neste ano, o encontro ocorreu no último dia 26. Troca de presentes e costumes alimentícios não fazem parte do culto dos adeptos dessa religião.

Espírita
******
No espiritismo, conforme explica o presidente da União Espírita de Bagé, Nélson Sonaglio, a interpretação é diferenciada. “Embora seja uma doutrina cristã, o espiritismo entende de forma diferente alguns dos ensinamentos das igrejas cristãs. Na questão da ressurreição, acreditamos que Jesus apareceu à Maria e aos discípulos com seu corpo espiritual, que chamamos de perispírito. Entendemos que não houve uma ressurreição corporal física. Jesus de Nazaré não precisou derrogar as leis naturais do nosso mundo para firmar o seu conceito de missionário. A sua doutrina de amor, caridade e perdão é muito maior que qualquer milagre, mas isso não impede uma reflexão mais profunda sobre essa celebração e respeitamos os demais segmentos religiosos”, argumenta.

Umbanda
********
Conforme o sacerdote de Umbanda, Veraldo de Souza, toda a celebração pascal é respeitada, principalmente a Sexta-Feira Santa, dia sagrado por se tratar do dia da morte de Cristo. A única ressalva, segundo Souza, é que os umbandistas não acreditam em ressurreição e sim em reencarnação e, por isso, não são vistos como uma religião cristã. Todo o ritual, incluindo a troca de ovos, é igual ao da Igreja Católica, já que a umbanda baseia-se na Bíblia.

Batista
******
Para a Igreja Batista Conservadora, a Páscoa nada mais é do que a celebração da remissão dos pecados, conforme explica o evangelista Samuel Dutra Xavier. “Jesus morreu mas ressuscitou e, por isso, todos nós temos a esperança e a certeza da salvação e de alcançar a vida eterna, porque nossos pecados foram perdoados”, complementa. Ele ressalta que os batistas não fazem sacrifícios como não comer carne vermelha nem priorizam o ritual da troca de ovos porque acreditam que o maior sacrifício já foi feito por Jesus. “Isso, para nós, não faz diferença, porque o que tinha de ser feito, Jesus já fez. Só precisamos reconhecer nossa condição de pecadores e crermos Nele”, acredita.
                                                              

Fonte: Jornal Minuano.

Nenhum comentário: