quarta-feira, 6 de março de 2013

PIRATINI TERÁ 100 FAMILIAS BENEFICIADAS PELOS PROGRAMAS RS MAIS RENDA E FOMENTO A INCLUSÃO PRODUTIVA




Emater/RS-Ascar e Secretarias Municipais de Canguçu nivelam ações para o RS Mais Renda e Fomento à Inclusão Produtiva.
Foto: Divulgação.

 A Emater/RS-Ascar realizou, na quarta-feira (27/02), em Canguçu, uma reunião com o objetivo de nivelar ações com a prefeitura para potencializar as atuações nas áreas de desenvolvimento rural          de famílias em vulnerabilidade econômica e social do município, através de políticas públicas referentes ao projeto de Fomento à Inclusão Produtiva (MDA) e ao Programa RS Mais Renda (Governo do Estado).
O RS Mais Renda é um programa do Governo do Estado, que visa à promoção do desenvolvimento do Rio Grande do Sul através da qualificação de recursos humanos. Pelo Programa, o Poder Executivo paga uma complementação de R$ 50,00 por mês para beneficiários do Bolsa Família que possuem renda per capita mensal inferior a R$ 70,00 e que estejam matriculados no ensino médio, EJA ou nos cursos de qualificação profissional.
Por meio de convênio com a Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), a Emater/RS-Ascar é a executora do RS Mais Renda no meio rural, promovendo orientação técnica social através de capacitação continuada sobre Políticas Públicas, Cidadania e Garantia de Direitos, Qualidade de Vida e Inclusão Produtiva.
A gerente regional da Emater/RS-Ascar em Pelotas, Karin Peglow, apresentou o avanço do programa na região, a estruturação dos escritórios municipais e o andamento dos diagnósticos. Devido ao alto número de famílias em situação de extrema pobreza, o munícipio de Canguçu conta com um número bem maior de beneficiários. Ao todo, foram detectadas 1.745 famílias, das quais 300 estão sendo assistidas. Os extensionistas realizam visitas para fazer diagnósticos e elaborar projetos produtivos. “É importante que apresentem resultados econômicos e de desenvolvimento para o público beneficiário”, salientou ela.
Dentre o nivelamento das ações para o município de Canguçu, a Emater/RS-Ascar e as Secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social e Desenvolvimento Rural definiram as agendas e os conteúdos dos três módulos da qualificação. O extensionista da Emater/RS-Ascar Robson Becker Loeck disse que o objetivo do trabalho em conjunto durante a capacitação foi de estreitar os laços para que os públicos pudessem ter facilidade quanto a informações dos benefícios relacionadas às secretarias, como, por exemplo, o Sistema Único de Saúde (SUS), Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Infantil, entre outros. “Além desses encaminhamentos, também está sendo organizado um seminário municipal, com data prevista para 26 de março, para planejar as ações, de forma a potencializar o desenvolvimento rural do município”, explicou ele.

Ao todo, dez municípios serão atendidos:
Canguçu - 300 famílias
Pelotas - 100 famílias
Pinheiro Machado - 100 famílias
Piratini - 100 famílias
São José do Norte - 100 famílias
São Lourenço do Sul - 100 famílias
Santana da Boa Vista - 100 famílias
Amaral Ferrador - 50 famílias
Cerrito - 50 famílias 

Estagiária Ana Viegas
Assessoria de Comunicação Emater/RS-Ascar

Nenhum comentário: