quarta-feira, 7 de novembro de 2012

PARTE DO PRÉDIO QUE ABRIGAVA O ANTIGO CINEMA DESMORONA



Por volta das 18:20 horas, desta Quarta feira, desmoronou parte da estrutura do antigo Cinema da Primeira Capital, o forte barulho e uma nuvem de fumaça chamaram a atenção de moradores das proximidades, que se surpreenderam ao ver o que tinha acontecido.
Ainda há riscos de novos desabamentos no local, visto que o prédio histórico foi construído na década de 50, segundo Paulino Tailor Mota Lopes, “em 1952 quando foi realizado um baile na Cidade, não lembro se já existia o cinema, porém, lembro que logo em seguida começou as exibições cinematográficas, acredito que o prédio tenha mais de Sessenta anos”.
O cinema por muitos anos foi uma das principais atividades de lazer no município, é comum ouvir nas ruas, historias de pessoas que trazem lembranças do tempo em que o local exibia a Sétima Arte, e era programa certo das famílias locais nas matines de Domingo.
Numa rápida pesquisa encontramos dados em páginas que contam a história do cinema, o Cine Piratini, de propriedade de Venâncio Alves de Oliveira, foi fundado em 1951, com capacidade para 200 pessoas, tinha projetor de 16M/M, funcionava de três a quatro dias por semana, com uma média anual de 153 sessões, tinha a média, de 5259 expectadores.
Com a chegada da televisão, dos filmes em VHS, exibidos em Video Cassete, da tecnologia digital, DVD; As locadoras, fácil acesso e baixo custo ao expectador, o Cine Piratini fechou suas portas. O local já abrigou restaurantes, bares, já foram realizados bailes, e eventos diversos, ultimamente abrigou uma igreja, e com a morte de seu proprietário Venâncio Alves de Oliveira, o prédio ficou abandonado, estava já há alguns anos interditado, facilmente visível, as más condições de conservação do prédio.

Com o acontecido de hoje, perde-se no tempo as lembranças de uma época em que a Sétima Arte, era o grande acontecimento, e ali naquele local, por certo encantou e embalou sonhos de milhares de piratinienses apreciadores de bons filmes e admiradores da perseverança de seu fundador, Venâncio Alves de Oliveira.

Tainã Valadão

Um comentário:

FABRICIO disse...

Estou assistindo ana raio r se trovão e tô vendo esse cinema que legal