sábado, 3 de novembro de 2012

DIA DE FINADOS, HOMENAGENS AOS ANTEPASSADOS.


Sexta Feira, dia 2 de Novembro de 2012, Dia de Finados, pessoas que perderam parentes ou amigos, foram visitar os túmulos de seus entes queridos, o sentimento e a saudade tomam conta da população neste dia, se tem costume de levar flores e acender velas, para aqueles que já não estão mais entre nós.
Sem um espaço adequado para acender velas, as pessoas buscam algum lugar sem vento, para que elas não se apaguem, mesmo sem perceber acabam colocando ao lado dos túmulos, o que pode facilmente ocasionar um incêndio.

 Com as flores, não é diferente: As que estão ali a tempo, enfeitando as sepuilturas, São retiradas para serem colocadas novas, já sem a devida utilidade, são jogadas em local não apropriado, e aguardam até que sejam removidas do local.
O Dia de Todos os Santos, segundo O Wikipedia, A festa do dia de Todos os Santos é celebrada em honra de todos os santos e mártires, conhecidos ou não. A Igreja Católica celebra a Festum omnium sanctorum a 1 de novembro seguido do dia dos fiéis defuntos a 2 de novembro. A Igreja Ortodoxa celebra esta festividade no primeiro domingo depois do Pentecostes, fechando a época litúrgica da Páscoa. Na Igreja Luterana o dia é celebrado principalmente para lembrar que todas as pessoas batizadas são santas e também aquelas pessoas que faleceram no ano que passou. Em Portugal, neste dia, as crianças costumam andar de porta em porta a pedir bolinhos, frutos secos e romãs.
A Enciclopédia Católica define o Dia de Todos os Santos como uma festa em “honra a todos os santos, conhecidos e desconhecidos”. No fim do segundo século, professos cristãos começaram a honrar os que haviam sido martirizados por causa da sua fé e, achando que eles já estavam com Cristo no céu, oravam a eles para que intercedessem a seu favor. A comemoração regular começou quando, em 13 de maio de 609 ou 610 DC, o Papa Bonifácio IV dedicou o Panteão — o templo romano em honra a todos os deuses — a Maria e a todos os mártires. Markale comenta: “Os deuses romanos cederam seu lugar aos santos da religião vitoriosa.”

Tainã Valadão

Nenhum comentário: