quinta-feira, 1 de novembro de 2012

CONTEÚDO E DICAS PARA O ENEM 2012

Neste fim de semana, se realizará em todo o País, o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), várias instituições de ensino superior privadas aceitam as notas obtidas no ENEM como forma de complementar ou até mesmo substituir o vestibular.
A prova do ENEM 2012 será composta por 180 questões, divididas em quatro provas com 45 questões cada, além de uma prova de redação com valor de 1000 pontos. As questões da prova do ENEM são dividas em Ciências humanas e suas tecnologias: História, geografia, filosofia, e sociologia; Ciências da natureza e suas tecnologias: Química, física e biologia, Linguagens; Códigos e suas Tecnologias: Língua portuguesa, literatura, inglês ou espanhol, artes, educação física, tecnologias da Informação e comunicação; e Matemática e suas Tecnologias: Matemática;
De acordo o cronograma oficial do ENEM divulgado pelo MEC, as provas serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro. No dia 3 de novembro serão abordadas questões sobre ciências humanas e da natureza, com inicio marcado para as 13h e termino as 17:30. Já no dia 4 de novembro será a vez das questões sobre linguagens e matemática e a prova de redação, com inicio as 13h e termino as 18:30. Todos com base no horário de Brasília.
Para a realização das provas do ENEM 2012 o candidato poderá usar somente caneta esferográfica de tinta preta, sendo proibido o uso de lápis, lapiseira, borracha, óculos escuros, equipamentos eletrônicos como pen-drives, relógios, smartfones, tabletes etc.
O gabarito oficial do ENEM 2012 vai ser divulgado no site do MEC no dia 07 de novembro e o resultado final do Exame também divulgado no site do MEC no dia 28 de dezembro.
A principal dúvida para os inscritos no ENEM é sobre a redação. Pensando nisso o Clicpiratini, separou algumas dicas essenciais para você fazer uma ótima redação.
A temática proposta costuma ter um viés social que pode - e deve - ser associada a outras esferas: cultural, política, comportamental, ambiental.

Clareza e coerência são fundamentais na construção textual. Lembre-se de que a leitura deve ser "fácil" e fluida, garantindo o bom entendimento do seu texto. Para isso evite a utilização de termos rebuscados e preocupe-se com os conectivos: termos como "portanto", "então", "além disso" e "desse modo", quando bem utilizados garantem a fluidez necessária.

A banca do Enem pede que você apresente propostas de intervenção, ou seja, medidas que podem amenizar uma situação-problema. Avalie o papel do governo, da sociedade, do indivíduo e da mídia, por exemplo, na tentativa de reverter panoramas que podem ser melhorados ou amenizados.

Na proposta de intervenção é fundamental o respeito aos direitos humanos. Posturas radicais ou extremas não condizem com um cidadão consciente e engajado que já cursou o ensino médio.

Faça uso dos conhecimentos adquiridos ao longo da sua formação. Embase seus argumentos com elementos históricos, geográficos, literários, filosóficos, entre outros, demonstrando pleno conhecimento de mundo. Não se esqueça: a interdisciplinaridade é bem vista pela banca, mas sempre acessória. O principal é focar na defesa do seu ponto de vista.
NÃO FAÇA períodos muito longos, prefira sempre frases simples, pois elas dão clareza ao texto.
NÃO CRIE estruturas sintáticas incompletas.
NÃO USE marcas de oralidade, como gírias, por exemplo.
NÃO RECORRA a clichês quando fizer sua proposta.
NÃO USE um mesmo argumento repetidas vezes.
DEIXE DE LADO expressões como "eu acho".
JAMAIS desrespeite os direitos humanos.
FAÇA UM ROTEIRO sobre o tema. Ajuda a ter foco na hora de criar a proposta.
PREFIRA um vocabulário simples a palavras rebuscadas.
USE sinônimos para não repetir palavras.
USE a norma culta. Uma das cinco competências da redação avalia o rigor gramatical.
SEJA coerente no texto com a proposta que defenderá.

Fontes:

Tainã Valadão

Nenhum comentário: