quarta-feira, 21 de novembro de 2012

ADVOGADOS DE PIRATINI ESCOLHEM SEUS REPRESENTANTES




Fundada em 1930, a OAB é uma das entidades mais fortes no Brasil, tendo demonstrado influência em fatos marcantes da história brasileira, como no movimento político pelo impeachmet do Presidente Fernando Collor de Melo.
Por isso, o dia 19 de novembro de 2012, em Piratini,  foi marcado pela movimentação cidadã dos advogados militantes na comarca conhecida como “Capital Farroupilha e Terra Natal de Barbosa Lessa”.
A sede da Subseção da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil -, no município, localizada no mesmo prédio do Foro do Poder Judiciário, recebeu nesse dia, durante o horário das 09 às 17h, os bacharéis regularmente inscritos aptos a votar.
A escolha foi dupla: eleger a diretoria da Subseção local e da Seccional do Rio Grande do Sul. A primeira eleição contou com apenas uma chapa composta pelos seguintes nomes: Francisco de Assis Cardoso Luçardo  - Presidente; Dagoberto Gomes Silva – Vice-Presidente;  Juarez Machado de Farias - Secretário Geral; Luiz Carlos de Oliveira Luçardo - Secretário-Geral Adjunto; e Luiz Henrique Pereira Régio – Tesoureiro. A segunda eleição apresentou quatro chapas: Marcelo Machado Bertoluci, Chapa 01, “OAB Mais”; Ricardo Cunha Martins, Chapa 02, “A OAB Para Os Advogados”; Carlos Alberto Amaro Cavalheiro, Chapa 03 ,“Advocacia e Justiça”; e Paulo Peretti Torelly, Chapa 04, “Muda OAB/Fortalecimento”.  
O resultado foi o seguinte: a Chapa 01 sagrou-se vencedora, com a eleição de Bertoluci, apoiada pelo atual Presidente Cláudio Lamachia que, com isso, sai fortalecido do processo eleitoral, inclusive com cogitações para que assuma a OAB em nível nacional. 
Em Piratini, a eleição para Presidente da Seccional teve um voto em branco, 01 voto para a Chapa 02 e 17 votos para a Chapa 01, enquanto que para a diretoria da Subseção houve 01 voto nulo, 03 em branco e 15 válidos, elegendo, portanto, Francisco de Assis Cardoso Luçardo para o cargo de Presidente. 
Dr. Luçardo, como é conhecido, é formado em Direito pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e em Estudos Sociais pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), tendo atuado como promotor de Justiça e procurador-geral de Justiça do Estado.
Iniciou sua carreira advocatícia em sua terra natal, Piratini, paralelamente à função de Professor. Além da carreira jurídica, atuou no rádio e na política: foi candidato a Deputado Estadual, prefeito por duas vezes de Piratini e, no governo Yeda Crusius, exerceu as funções de Secretário Adjunto da Casa Civil e de Secretário da Probidade Administrativa. Quando Prefeito, foi presidente da Associação dos Municípios da Zona Sul do Estado (Azonasul).
Atualmente, Luçardo advoga em Piratini e atua como radialista na Rádio Nativa FM, onde, aos sábados, produz e apresenta o programa "Notícia em Detalhe".   

 Colaboração: Juarez M. Farias

Nenhum comentário: