quinta-feira, 8 de novembro de 2012

FEIRA DE PRODUTOS ORGÂNICOS NO PALANQUE MUNICIPAL



Está sendo realizada até as 17:00 horas desta Quinta feira (8), a Feira de Alimentos Orgânicos, onde os comerciantes podem oferecer seus produtos direto ao consumidor piratiniense, um projeto da Prefeitura Municipal, onde o objetivo é conscientizar as pessoas dos benefícios que os alimentos orgânicos podem proporcionar a saúde.
Na feira montada junto ao Palanque Municipal, onde os agricultores familiares comercializam seus produtos, encontram-se a venda: produtos hortigranjeiros in-natura: Alface, Beterraba, Almeirão, Rúcula, Melão, e outros. Também é possível encontrar produtos artesanalmente industrializados, e também de origem orgânica: Pães, Roscas, Bolachas, Queijo e Rapaduras de Amendoim e leite.
Entre as bancas que comercializam os produtos, encontramos a banca do senhor Elisson Carmelito Rodrigues, mais conhecido como Paissano, que comercializa Cuias de Chimarrão, feitas de Porongo, atualmente dificilmente encontrado, planta quase em extinção; Porongo, a cuia primitiva do chimarrão gaucho “eu to comunicando a população na rua, já começamos, isto que importa, as pessoas estão vindo conferir, os Produtos Orgânicos além de serem mais saudáveis não prejudicam o Meio Ambiente. Comentou o comerciante.
Para o produtor Vilmar da Silva Leite “estamos tendo uma aceitação muito grande da comunidade, a nossa intenção é repetirmos está feira mensalmente, convido a todos para que compareçam aqui no Palanque para conferirem nossos produtos”. Declarou o produtor.
Os benefícios para a Saúde e o Meio Ambiênte.
Benefícios para a saúde: O consumo regular de alimentos orgânicos evita o consumo de pesticidas e agrotóxicos utilizados em produções convencionais. Os animais dessas fazendas não recebem antibióticos e hormônios, e por isso nós também não os consumimos.
 Benefícios ambientais: A agricultura orgânica protege o planeta. Evita o desgaste e poluição do solo, promove um ecosistema equilibrado, já que serão necessários todos os predadores naturais das pragas para evitar a proliferação das mesmas. Não contamina rios, solos e os animais como pássaros que são afetados pelos produtos químicos das plantações normais.

Tainã Valadão

Nenhum comentário: