sexta-feira, 9 de novembro de 2012

GINCANA DA COOPIRATINI ARRECADA QUASE DUAS MIL GARRAFAS PET.




Em ação realizada pela Cooperativa de reciclagem Solidária, Coopiratini, foi proposta uma gincana entre as Escolas Locais, o objetivo é arrecadar garrafas pet´s vazias, na ação cada aluno leva as garrafas para a escola, que toda sexta-feira são coletadas pelas cooperadas e contabilizadas.
Aquele aluno que conseguir arrecadar o maior numero de garrafas será premiado assim como a escola, que, através de seus alunos arrecadar o maior numero de garrafas também será premiada.
Já na primeira sexta-feira, as cooperadas, locaram um caminhão e foram a luta passando em seis Escolas, e para grata surpresa a adesão de alunos e professores, já na primeira coleta foram arrecadadas em torno de duas mil garrafas vazias. O que contribui com a Natureza e o Meio Ambiente, além de conscientizar, para importância de reciclar materiais reaproveitáveis. 

“Politereftalato de etileno, ou PET, é um polímero termoplástico, desenvolvido por dois químicos britânicos Whinfield e Dickson em 1941, formado pela reação entre o ácido tereftálico e o etileno glicol, originando um polímero, termoplástico. Utiliza-se principalmente na forma de fibras para tecelagem e de embalagens para bebidas.
Possui propriedades termoplásticas, isto é, pode ser reprocessado diversas vezes pelo mesmo ou por outro processo de transformação. Quando aquecidos a temperaturas adequadas, esses plásticos amolecem, fundem e podem ser novamente moldados.
As garrafas produzidas com este polímero só começaram a ser fabricadas na década de 70, após cuidadosa revisão dos aspectos de segurança e meio ambiente.
No começo dos anos 80, os Estados Unidos e o Canadá iniciaram a coleta dessas garrafas, reciclando-as inicialmente para fazer enchimento de almofadas. Com a melhoria da qualidade do PET reciclado, surgiram aplicações importantes, como tecidos, lâminas e garrafas para produtos não alimentícios.
Mais tarde na década de 90, o governo americano autorizou o uso destes material reciclado em embalagens de alimentos.
Vantagens da Reciclagem
Redução do volume de lixo nos aterros sanitários e melhoria nos processos de decomposição de matérias orgânicas nos mesmos. O PET acaba por prejudicar a decomposição, pois impermeabiliza certas camadas de lixo, não deixando circularem gases e líquidos.
 Economia de petróleo, pois o plástico é um derivado.
Economia de energia na produção de novo plástico.
Geração de renda e empregos.
Redução dos preços para produtos que têm como base materiais reciclados.
No caso do PET de 2 litros, a relação entre o peso da garrafa (cerca de 54g) e o conteúdo é uma das mais favoráveis entre os descartáveis. Por esse motivo torna-se rentável sua reciclagem.
O material não pode ser transformado em adubo. Plástico e derivados não podem ser usados como adubo, pois não há bactéria na natureza capaz de degradar rapidamente o plástico.
É altamente combustível, com valor de cerca de 20 Megajoules/quilo , e libera gases residuais como monóxido e dióxido de carbono, acetaldeído, benzoato de vinila e ácido benzóico. Esses gases podem ser usados na indústria química.É muito difícil a sua degradação em aterros sanitários. Uma garrafa PET demora no meio ambiente cerca de 400 anos para se degradar”.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Politereftalato_de_etileno

Elton Garcia.

Nenhum comentário: