sábado, 10 de novembro de 2012

METADE SUL TERÁ REDUÇÃO DE CHUVA A PARTIR DE JANEIRO



BOLETIM CLIMÁTICO NOVEMBRO - DEZEMBRO – JANEIRO (2012 - 2013)
Estado do Rio Grande do Sul
Resp. Técnica: 8º DISME/INMET e CPPMet/UFPEL
Porto Alegre, 23 de outubro de 2012.
PROGNÓSTICO PARA O RIO GRANDE DO SUL (Nov/Dez – 2012 e Jan - 2013)
As atuais condições das anomalias positivas de TSM no Pacifico Equatorial, juntamente com as anomalias positivas de TSM do Atlântico Sudoeste ainda favorecem a maior regularidade das precipitações no Estado, especialmente nos meses de novembro e dezembro. Para o decorrer deste trimestre, tais condições tendem a inverter-se, com possível redução das chuvas no Estado.
A análise detalhada dos modelos estatísticos (CPPMet/UFPel) indicam precipitações para os meses de novembro e dezembro valores dentro do padrão normal na maior parte do Estado, com exceção do extremo norte durante o mês de novembro, onde ainda espera-se valores pouco acima do padrão. No mês de janeiro a previsão já indica novamente chuva pouco abaixo do padrão normal em todo o Estado.
Para as temperaturas mínimas os modelos apontam para o mês de novembro valores médios pouco acima do padrão no oeste e dentro do padrão nas demais regiões. Para o mês de dezembro, a tendência é de valores médios dentro do padrão climatológico em todo o Estado.No mês de janeiro,a tendência é de valores médios pouco abaixo na metade sul e oscilar dentro do padrão nas demais regiões.
Para as temperaturas máximas os modelos mostram para os meses de novembro, dezembro e janeiro predomino de valores dentro do padrão normal na maior parte do Estado, com exceção do norte durante o mês de novembro, onde se esperam valores médios pouco abaixo do padrão.
Mesmo com previsão de regularidade da precipitação para os próximos meses, a tendência já aponta para pequenas reduções a partir de janeiro, especialmente nas regiões da metade sul do Estado. Ressaltam-se novamente cuidados especiais com as reservas hídricas acumuladas na primavera, visto que a projeção aponta para total enfraquecimento deste El Niño no verão e possível inversões das anomalias do Atlântico Sudoeste.
A previsão contida nesse boletim é baseada no comportamento climático observado nos últimos meses, em Modelos Estatísticos de Previsão Climática desenvolvidos para o Rio Grande do Sul e dados obtidos junto ao INMET e NOAA. O uso das informações contidas nesse boletim é de completa responsabilidade do usuário.
A previsão detalhada com imagens e gráficos você encontra clicando no Link abaixo:

Rogerio de S. Lucas.

Nenhum comentário: