segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

SUPERSTIÇÕES E CRENDICES DO ANO NOVO

"VOCÊ ACREDITA, OU FAZ ALGUM RITUAL?"


Você já está acostumado a ouvir (ou até a fazer) inúmeras dicas de reveillon para garantir sorte e felicidade no novo ano para você e sua família. Até decide que cor seu filho usará para trazer mais sorte nos estudos. Mas de onde vêm essas crenças e o que realmente elas prometem fazer por você?
A magia das cores
Para a maioria das pessoas, as cores são peças-chave na comemoração do dia 31 de dezembro. O tradicional branco simboliza a paz e facilita a harmonização e o equilíbrio. Se você procura um grande amor, sua cor é o rosa. Caso o que deseja seja algo mais passional, intenso, a opção é o vermelho - que também promete colocar um ponto final em obstáculos financeiros.Verde representa a saúde. O azul, segundo a cromoterapia, significa limpeza. E para quem pensa que preto é proibido, engana-se: a força desta cor estimula a sexualidade.
Superstição à mesa
Além das cores, a ceia de Ano Novo é outro detalhe para manter a tradição em dia. O que se pode comer e o que é melhor evitar na virada do ano? A crença popular diz que as melhores opções de carne a serem servidas no último dia do ano são o carneiro, o leitão e os peixes. Os pratos feitos à base de animais que "andam para trás", como aves, siris e caranguejos, não devem ser consumidos para não impedir o sucesso do novo ano. Lentilhas, uvas e romãs também circulam pelo imaginário popular. Todas remetem à sorte e abundância.
Rituais
Acender velas na areia da praia após a contagem regressiva para o próximo ano e pular as ondas do mar. Você sabia que essas crenças vêm da cultura africana?
Pular as sete ondas significa cortar obstáculos materiais e espirituais, sob a bênção de Iemanjá - divindade rainha das águas e mãe de todos os deuses africanos. Cada pulo deve ser acompanhado por um pedido. Para os mais crentes, oferendas de flores e outros mimos tendem agradar à Deusa e garantir sua simpatia.
A água, presente na maioria dos rituais de Ano Novo, traz consigo a purificação e a eliminação das impurezas. Banhos de sal grosso, do pescoço para baixo, prometem limpar o corpo e a alma.
Superstições e crendices populares, que, em cada região do País tem suas diferenças e maneiras de interpretação; o certo é que, com a chegada da tecnologia, em tempos de era digital, o fácil acesso ao mundo virtual ficou mais fácil ter conhecimento dos rituais e do que pensam as pessoas que praticam e acreditam.

Fonte de pesquisa: internet

Kelly Martins

Nenhum comentário: