segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

CONTOS INFANTIS PARA ADULTOS (ou “A MORTE DA INFÂNCIA”)




“Tudo o que dorme é criança de novo. Talvez porque no sono não se possa fazer mal, e se não dá conta da vida, o maior criminoso, o mais fechado egoísta é sagrado, por uma magia natural, enquanto dorme. Entre matar quem dorme e matar uma criança não conheço diferença que se sinta.”
(Fernando Pessoa, Poeta Português, 1888-1935)
...............
Para muitos habitantes deste planeta o vizinho Natal será sem presentes. Para uns, como sempre foi. Para outros, sem presentes e sem presenças como os parentes das crianças assassinadas recentemente em uma escola da costa leste dos Estados Unidos da América.
A infância é o recreio e o estágio de uma vivência que se pretende chegar à idade adulta e à conquista de uma velhice sábia, tranquila, rica de experiências.
Escola é palavra associada a crianças, cheiro de caderno novo, merenda nutritiva e saborosa, espaço de aprendizado para o mundo além de suas paredes, para a realidade onde os insanos permeiam a sociedade e a ferem com ódios e vinganças perfurantes de dor e morte.
Os contos infantis são, de fato, muito necessários. Suas narrativas fantasiosas ensinam que o bem e o mal existem e que “viver é perigoso” como ensinou o genial escritor brasileiro Guimarães Rosas.
- Por que crescemos, ouvindo essas estórias, e, quando adultos, desprezamos os cuidados que devemos ter com os monstros e malfeitores reais?
- Por que, depois de grandes, cegamos nossos ouvidos e olhos à doença espiritual que pode estar a afetar um vizinho nosso, um parente, um colega de nossos filhos?
- Por que, depois de crescidos, esquecemos de ser solidários com doentes a exemplo de Wellington Menezes de Oliveira que em abril de 2011 realizou semelhante chacina com crianças e adolescentes numa escola no Rio de Janeiro, e, que no entanto, era tido como bom aluno, apesar do bullying que sofria de alguns colegas, e dos sinais de loucura que aparentava como buscar assemelhar-se ao guerrilheiro Bin Laden?
O assassino das crianças nos Estados Unidos cometeu suicídio após concluir a horrível missão de exterminar vidas que recém desenhavam sua trajetória neste mundo que, apesar de tantos avanços científicos, carece do maior e mais caro presente em todos os Natais: a PAZ UNIVERSAL.
Piratini, 15 de dezembro de 2012.
JUAREZ MACHADO DE FARIAS
Advogado. Radialista.
Contato: juarez.piratini@yahoo.com.br

Nenhum comentário: