terça-feira, 18 de dezembro de 2012

COOPIRATINI SOFRE COM AÇÃO DO TEMPO E DESCASO DO PODER PÚBLICO



O temporal que atingiu a Cidade de Piratini na Segunda passada (10) deixou estragos em todo o Município, um dos locais mais atingidos foi à sede da Coopiratini, que teve parte do teto arrancada pela força do vento.
 A estrutura sofreu novas avarias arrancando parte do telhado e colocando paredes em risco de desabamento, nota-se a estrutura frágil e mal construída, as tesouras de sustentação do telhado amarradas com finos arames.
A partir da ocupação pelos cooperados é necessário uma serie de transformações em infra- estrutura, instalação de água, energia elétrica, melhorias no acesso e adaptações necessárias para a reciclagem do material reciclado.
Sem investimentos por parte do Poder Público, tornaria se praticamente impossível dar seguimento no projeto de reciclagem solidaria, o que para as cooperadas, e para uma das idealizadoras do projeto irmã Amada Garcia, da Casa Mãe Gestante, o desafio é a formula exata para o sucesso do projeto.
As reformas necessárias para a adaptação do prédio estão orçadas próximas a 10 mil reais. Segundo palavras da própria Irmã Amada, se preciso for acionara a justiça para que se responsabilize o Poder Público, solicitando auxilio para as reformas e melhorias no prédio que foi construído com os silos de armazenagem de grãos, “levarei ao conhecimento da Promotoria Estadual, e se preciso for, as Esferas Federais, é um prédio público que necessita de investimentos do Poder Público, o projeto não é de uma empresa privada, é uma cooperativa solidária, gerando emprego e renda, e beneficiando o meio ambiente” desabafou a religiosa que completou “não entendo a falta de interesse em auxiliar a quem de fato necessita, em outros municípios, as prefeituras dão total apoio as cooperativas de reciclagem.”


 Elton Garcia.

Nenhum comentário: