segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

MECÂNICA PINHERENSE É DESTAQUE NA MANUTENÇÃO DA MINA EM CANDIOTA




Foto: Tribuna do Pampa
A conquista da mulher por um espaço no mercado de trabalho começou de fato com a I e II Guerras Mundiais (1914-1918 e 1939-1945, respectivamente), quando os homens foram para as frentes de batalha e as mulheres passaram a assumir os negócios da família e a posição dos homens no mercado de trabalho. Mas a guerra acabou, e com ela a vida de muitos homens que lutaram pelo país. Alguns dos que sobreviveram ao conflito foram mutilados e impossibilitados de voltar ao trabalho. Foi nesse momento que as mulheres sentiram-se na obrigação de deixar a casa e os filhos para levar adiante os projetos e o trabalho que eram realizados pelos seus maridos (ARAÚJO, 2004).
No Brasil, devido a luta pelo desenvolvimento social, cultural e político, ao longo dos anos, as mulheres vêm conquistando o seu espaço no mercado de trabalho. Embora de forma lenta, esta conquista tem sido significativa, conforme observa-se através dos dados da Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio – PNAD (2005): no ano de 1973, apenas 30,9% da População Economicamente Ativa (PEA) do Brasil era do sexo feminino, em 1999, elas já representavam 41,4% do total da força de trabalho, aproximadamente 33 milhões de mulheres. Quatro anos depois, mais 62 mil mulheres ingressaram pela primeira vez no mercado, aumentando a participação em 1,1%.

ANA MARIA
Foto: Tribuna do Pampa
O 4 é o número correspondente ao nome Ana Maria,que segundo a numerologia,é uma pessoa honesta, leal e perseverante, a pessoa de personalidade 4 é altamente metódica e objetiva. Não gosta de rodeios preferindo ir direto ao assunto. Muito exigente com os colegas de trabalho e amigos, deseja deles a mesma perfeição que busca para sí. Perfeccionista ao extremo, inclusive no amor, não gosta muito de inovar e prefere as 'fórmulas' mais tradicionais.
Existem muitas Anas Marias,umas famosas outras desconhecidas,hoje não vamos falar de Ana Maria Braga renomada apresentadora de televisão e nem da nobre escritora Ana Maria Machado,iremos contar um pouco da história da determinada e competente mecânica Ana Maria Barcellos Cardoso de 50 anos.Natural do Curral de Pedras,Pinheiro Machado-RS,descendente da Família Dias de Castro (uma das primeiras famílias portuguesas que povoaram o Segundo Subdistrito),filha de Manuel Dias Barcellos e Maria Elaine Azevedo Barcellos,mãe de dois filhos e casada com Paulo Augusto Cardoso produtor rural no Segundo Subdistrito,Cerro da Liberdade.Estudou até a quinta série em Pinheiro Machado,interronpendo os estudos quando sua familia mudou-se para o Segundo Subdistrito,Cerro da Liberdade,Piratini-RS.Esperou até os dezoito anos para cursar o supletivo,porque na época,só era permitido para maiores de idade.Terminando o supletivo ingressou na Escola Técnica de Pelotas formando-se técnica em eletromecânica,atuando na área há 19 anos.Estagiou e trabalhou na Prefeitura de Pinheiro Machado até realizar concurso público para Companhia Rio-Grandense de Mineração(CRM),trabalhando na área de manutenção da Mina de Candiota há quase dez anos.
No dia 04 de Dezembro,dia de Santa Barbára padroeira dos mineiros,o Jornal Tribuna do Pampa na sua edição de N* 360 realizou uma matéria chamada "VIDA DE MINEIRA" a qual destaca o trabalho de Ana Maria que é a única mulher na turma de mecânicos homens.Maria,que desde criança gostava da área mecânica,já fez vários cursos relacionados a sua atividade e tem muita vontade de cursar inglês,ela fala do seu trabalho ao Jornal Candiotense "Trabalho direto na manutenção e troca de pneus de caminhões que circulam na mina de carvão".Destaca ainda que a Companhia trata homens e mulheres com igualdade."Nunca tive problemas,sempre fui tratada com o mesmo respeito que os meus colegas homens".
A técnica finaliza a entrevista,ao Tribuna do Pampa,deixando claro que a mulher que quer um lugar no mercado de trabalho,no meio em que vive,precisa buscar ser competente no que faz,assim consiguirá posições importantes,sempre procurando ver os homens como parceiros e não como inimigos,então se alcançará vitória em tudo que fizer.

Referências:
Jornal Tribuna do Pampa

Rogerio S. Lucas

Nenhum comentário: