sábado, 15 de dezembro de 2012

DODGE DART RETORNARÁ EM 2013


Com a notícia do retorno do Dodge Dart para 2013, achamos que é hora de revisitar a história do pequeno Mopar (sim, de onde vem ele é considerado ‘compacto’). Quem melhor para nos guiar do que David Zatz e o pessoal do Allpar.com? Eis a história desse pequeno grande Chrysler.

O Dart é um carro que nunca deveria ter existido, de acordo com a estrutura hierárquica da Chrysler Corporation, mas existiu, e foi um sucesso de vendas durante quase toda sua vida. Os modelos de 1963-66 eram verdadeiramente compactos, quase sem espaço para acomodar um “mísero” V8 de 273 polegadas cúbicas (4,4 litros) debaixo do capô. Os modelos 1967-81 eram maiores e mais largos, com mais jeito de “carro grande” e espaço suficiente pra um 340 cuspidor de fogo (5,5 litros).

Em 1960 a Chrysler lançava o bem-sucedido Valiant. Os executivos da Dodge exigiram uma versão dele para si, e conseguiram: o Dodge Lancer era em essência um Valiant com acabamento mais refinado. Suas vendas chegaram a quase 75 mil unidades – algo desanimador naquela época. Os gestores de produto da Dodge então usaram o nome de seu Dodge Dart “compacto” (317 kg mais pesado e quase 60 cm mais comprido que o Lancer), cujas vendas haviam caído de 300 mil para 148 mil em 1962, em uma versão de entre-eixos mais longo do Valiant, uma fórmula que provou ser mais do que bem aceita.


O ano de 1967 trouxe as novas carrocerias que acompanhariam o Dodge Dart até o fim, quase dez anos depois (a plataforma continuou a ser usada em mercados externos, como no Brasil).

Muitos consideram os primeiros Darts carros melhores: são mais leves, mais robustos, fazem curvas melhor e, dizem alguns, são mais confortáveis. Os Darts de 1967 em diante eram projetados para aguentar motores maiores, como o 318 (5.2) e o 340. Eles também traziam um visual mais conservador e, mais tarde, até mais formal, que seria levado pelas gerações seguintes que, embora não carregassem mais o nome Dart, eram essencialmente o mesmo carro – os F-bodies e M-bodies.

Em 1967 o Dart era movido por um V8 de 273 polegadas cúbicas, bem como os seis-cilindros slant de 170 (2.8 L) e 225 (3.7 L) polegadas cúbicas. Três eram os modelos disponíveis: o Dart (170), o 270 e o GT, cada um com opcionais diferentes. A grade era claramente influenciada pelo Dodge Coronet. O 270 foi o mais popular, seguido pelo modelo básico, depois o wagon e, por último, o GT. Foram feitos apenas 10 mil Darts GT V8 (e pouco menos de 9 mil GT seis-cilindros). Os modelos de seis cilindros superaram facilmente os V8 nas vendas, mas ainda assim a popularidade dos V8 era inquestionável. Quase 113 mil Darts foram vendidos em 1966 (não muito distante das vendas do Valiant).


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http://www.jalopnik.com.br/conteudo/dodge-dart-e-o-nome-do-novo-compacto-americano-com-plataforma-alfa-romeo

Rogerio S. Lucas.

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