quinta-feira, 1 de maio de 2014

UMA AVENTURA PARA QUEBRAR A ROTINA

“O pinherense encontrou no interior de Piratini/RS uma forma diferente de diminuir o stress da vida pública”.

Quem vive na cidade conta nos dedos a chegada de um feriadão para fugir do stress do dia-a-dia corrido dos movimentados centros urbano. Muitos abrem mão de um passeio na praia ou no Shopping Center para desfrutarem da calmaria dos mais longínquos rincões, viajam quilômetros em busca de lugares sossegados distantes do rumor dos motores, das sirenes e dos rachas que agitam as madrugadas citadinas.

O servidor público da Prefeitura de Pinheiro Machado/RS, Roni Ribeiro Souza, não passa nem sequer um final de semana na pacata Cacimbinha, um dos principais alvos de Souza é a Serra das Asperezas no Segundo Subdistrito de Piratini/RS.
A mais de uma década o pinherense e sua família visitam a localidade. Levantar de madrugada para respirar o ar puro que vem das matas virgens da Serra das Asperezas e escutar o cântico dos pássaros na velha figueira é uma de suas atividades preferidas. Durante o dia seu programa preferido é caminhar pelo cume das Asperezas e observar a bela paisagem que se perde no horizonte.

 Na tarde da sexta-feira Santa (18/04), Roni, resolve mostrar ao seu filho caçula, Roni Junior, como se mela uma lecheguana, costume bastante praticado, antigamente, pelos moradores da zona rural. O desafio requer muita paciência e habilidade para que o melador não seja atacado pela vespa. Coberto por um poncho, o “veterano”, corta o arbusto e com o auxílio de uma corda comprida arrasta-o para longe até que todos os insetos saiam da colmeia. Depois de algumas picadas leves vem o momento mais esperado o de saborear o refinado sabor do mel de lecheguana.
Diz a lenda que quem come grande quantidade deste mel é passível de alucinações, o que não aconteceu neste caso, já que a quantidade era pouca para muitos degustadores.

Nenhum comentário: