quarta-feira, 21 de maio de 2014

DERRUBADA DO PROJETO DE LEI QUE AUMENTARIA O NÚMERO DE VEREADORES REPERCUTE EM REDE SOCIAL

“A bancada do Movimento democrático vinha em desvantagem por ter a minoria no Legislativo Municipal, mas, desta fez logrou êxito ao derrubar o projeto de Lei do vereador Petista”.


       Foto: Reprodução/ Arquivo
Um dia após o presidente do PMDB, vereador Marcial Guastucci, ter anunciado em plenário que a sua bancada votaria contra ao projeto de Lei do vereador Lourenço de Souza (PT) que aumentaria o número de nove para onze cadeiras na Câmara, a comunidade piratinense se manifestou a favor da decisão Pemedebista.

A discussão do projeto de Lei, que necessitava de pelo menos um voto da oposição para ser aprovado, só serviu para instigar ainda mais o atual descontentamento dos eleitores com seus representantes. Na rede social Facebook e na imprensa local os munícipes não pouparam nem mesmo os vereadores de oposição. Os nove componentes da casa foram veementemente atacados, sendo acusados de serem os principais responsáveis da situação deplorável que se encontra hoje o município de Piratini.

Se a intenção do vereador Petista, de aumentar o número de vagas na Câmara, era para garantir a sua permanência no Poder, o tiro saiu pela culatra. Pressionado pela opinião pública e convicto de que a nova Lei não passaria de uma manobra política da situação para monopolizar o Poder, Guastucci, atirou um balde de água fria na proposta de Lourenço, que nem sequer foi à votação.

Numa estratégia falha parece que Souza deu um tiro em seu próprio pé. O tema apenas serviu para despertar a revolta e a indignação do povo piratinense contra o atual modelo político implantado em Piratini, tanto no Executivo, quanto no Legislativo.

ENTENDA COMO FICARIA A COMPOSIÇÃO DA CÂMARA EM 2012, SE FOSSEM 11 CADEIRAS:
Devido ao coeficiente eleitoral a situação teria colocado mais dois representantes, Carlos Caetano (PDT) e Nice Luçardo (PSDB) totalizando 07 vereadores, contra 04 da oposição (PMDB).

O interesse dos partidos da base aliada em aumentar o número de vereadores, pode ser justificado também, pelo o número de votos na proporcional que baixaria com 11 vereadores. Tomamos como exemplo a legenda do PT que, com o número atual de 09 vagas, para eleger um vereador teria que colocar cerca de 1.600 votos na proporcional, já com 11 vereadores a proporcional baixaria para cerca de 1.200 votos aumentando consideravelmente a chance de manter a cadeira petista em 2016. 

Nenhum comentário: