segunda-feira, 12 de maio de 2014

FENÔMENO EL NIÑO PODE ATINGIR O ESTADO NOS PRÓXIMOS MESES

“Boletim divulgado pela (Copaaergs) indica que o plantio de forrageiras de inverno deve ser realizado o mais cedo possível e alerta ainda, que a carga animal em pastagens naturais deve ser reduzida”.




       Foto: Arquivo
O Conselho Permanente de Agrometeorologia Aplicada do Estado do Rio Grande do Sul (Copaaergs), coordenado pela Fepagro, divulgou na última sexta-feira (9) seu Boletim Trimestral. Referente aos meses de maio, junho e julho, o documento aponta para a possibilidade de ocorrência do evento El Niño no Rio Grande do Sul, no final do inverno e início da primavera.

A análise da superfície do mar no Pacífico Equatorial indica uma elevação em sua temperatura nos próximos meses, o que poderá contribuir para o surgimento do El Niño. Se confirmado, o evento climático fará com que as chuvas aumentem no final do inverno. Quanto às temperaturas máximas e mínimas, a tendência é que se mantenham abaixo do padrão climatológico em todo o Estado.
 
O boletim também traz indicações técnicas para as Pastagens do Rio Grande do Sul neste período:
- Realizar o plantio de forrageiras de inverno, anuais ou perenes, o mais cedo possível, havendo condições de umidade do solo;
- Reduzir a carga animal em pastagens naturais;
- Diferir potreiros com pastagens cultivadas de inverno e campo nativo melhorado com sobressemeadura de espécies hibernais para permitir o reestabelecimento dessas espécies e acumular forragem para o período hibernal.
Texto: Elaine Pinto

Nenhum comentário: