terça-feira, 20 de maio de 2014

ABIGEATÁRIOS ATACAM E CAUSAM PREJUÍZO DE QUASE R$ 7.000,00

“Os três animais abatidos haviam sido vacinados contra o carbúnculo”.

A prática do abigeato vem se generalizando no município de Piratini. Os constantes ataques têm causado prejuízos aos produtores rurais que se sentem inseguros diante de tamanho problema.
Além de perdas financeiras aos proprietários, a comercialização ilegal de carne é uma ameaça à saúde pública, abatidos sem a menor condição de higiene, os animais na maioria das vezes estão medicados com vermífugos ou vacinas, que se não for respeitado o tempo de carência necessária, são altamente nocivos à saúde humana.

Na madrugada desta terça-feira (20/05) mais um caso de roubo de gado foi registrado no Quinto Subdistrito de Piratini. Desta feita os meliantes abateram três bovinos adultos na propriedade do Sr. Carlito da Silva Porto, produtor rural na localidade Álvaro Freitas.


                   Foto: Reprodução/ Facebook
Os ladrões levaram toda a carne de dois animais, já do touro carregaram somente as paletas e os quartos, causando ao criador uma perda de aproximadamente R$ 7.000,00.

“— Escolheram os três mais gordos”, lamentou o filho do proprietário que alertou ainda que os animais haviam sido recentemente vacinados contra o carbúnculo. O período de carência para o abate, dependendo da espécie da vacina, é de 21 dias.

Na seção da Câmara de Piratini de hoje (20/05) o vereador Renan Cunha (PDT), preocupado com o aumento desregrado deste tipo de delito, solicitou a volta da Patrulha Rural da Brigada Militar.


Nenhum comentário: