quinta-feira, 8 de maio de 2014

CACHORRO UM PROBLEMA TANTO NO CAMPO QUANTO NA CIDADE

Um dos mais antigos animais domesticados pelo ser humano, o mamífero canídeo, vem atualmente causando transtornos tanto na cidade quanto no interior do município de Piratini/RS.
O problema não é novo, mas instigado por uma enquete publicada em um Blog local, Mundo Piratini, o tema relacionado aos cães errantes nas ruas dos bairros, vilas e centro da cidade voltou a ser debatido. Na rede social, Facebook, o assunto foi alvo das mais diversas opiniões.

Muitos dos cachorros espalhados pelas margens das estradas de chão batido e das rodovias asfaltadas e também na zona urbana são oriundos das propriedades rurais. Produtores mal intencionados utilizam-se desses lugares para descartarem os caninos que não oferecem mais prestígio à propriedade ou apresentaram algum defeito. Outro motivo para a desova desses animais são as ninhadas indesejadas.
 
Frequentemente é noticiado na mídia casos de pedestres, ciclistas e motociclistas que são atacados pelas matilhas espalhadas pela cidade. Além dos acidentes, os animais soltos pelas vias e praças são uma ameaça constante à saúde pública das pessoas.
 
        Foto capturada no dia 17/ 02/ 2013
Na zona rural a situação também não é muito diferente, produtores de ovinos têm tido nos últimos anos prejuízos imensuráveis, dezenas chegaram ao ponto de desistirem da criação e outros tantos reduziram pela a metade seus rebanhos. Na imagem que ilustra a matéria vemos como eles são capazes de atacarem de forma violenta animais de outras espécies, neste caso um ovino, levando-os na maioria das vezes à morte.
 
A infertilização (castração) de machos e fêmeas, certamente, mesmo que paliativa, seria uma ação legal e viável que deveria também ser expandida para a zona rural, evitando-se assim, o aumento desregrado da população canina na cidade e no interior do município. Já a criação de um abrigo para acolher estes animais seria totalmente impossível, devido a grande quantidade de animais vagantes.
 
Se nenhuma providência vier a ser tomada certamente daqui mais uns anos o ser humano terá de abandonar as cidades que ficarão tomadas pelos cães, pois apenas uma cadela é capaz de descender, em dez anos, mais de 80 mil cachorrinhos.
“Bom se a castração é a solução então mãos ao bisturi”.

Nenhum comentário: