quarta-feira, 31 de outubro de 2012

OS TRÊS MELHORES DA GINETEADA DO NICK



 Pode-se dizer que a gineteada é tentar permanecer sobre o lombo do animal(bovino ou equino). Os cavalos usados para a gineteada são nomeados "aporreados". Existem diversas modalidades de gineteada que hoje são difundidas em rodeios do Brasil, Uruguay e Argentina, tais como: Pêlo, Gurupa sureña, basto aberto, basto oriental...
   Pêlo - A modalidade de pêlo, também conhecida na Argentina e Uruguay como "crinas limpias" é a mais popular aqui no Brasil, ela consiste em montar no lombo do animal diretamente em contato com o pêlo, e fazer então um trançado de tento e crina ou pode-se também utilizar a rédia. A rédia não vai trançada com as crinas, somente passa por debaixo do pescoço e o ginete segura a mesma com uma certa distância do pescoço do cavalo. A espalda também conhecida como paletão, ramplão... é outra forma de montar na modalidade de pêlo. A espalda passa sobre o peito e por debaixo de uma pata do animal. Nesta modalidade é permitido sair agarrado com as duas mãos nas crinas.
  Gurupa Sureña - Uma modalidade argentina também bastante conhecida no Brasil que consiste em montar o cavalo popularmente falando de "boca atada", quer dizer montar o cavalo com um bocal e forceja-lo da boca. Uma armação de ferro e esponja( gurupa ) é atada no animal através de travessão e barrigueira, este recurso permite o ginete levar o pé no toso do cavalo e melhor trabalhar as esporas, fazendo então uma gineteada mais bonita de se ver.
  Basto aberto - A gineteada em basto aberto consiste em montar o animal de bocal, ou seja, de boca atada sobre um basto e com estribos ( redondos, em forma de pratos ). O tempo de campana para esta modalidade é de 12segundos. A modalidade de basto aberto também é conhecida como basto argentino.
  Basto Oriental - A gineteada em basto oriental é tradicional do Uruguay, e consiste no cavalo ensilhado e de boca atada, e ao invés de um relho, utiliza-se o pala dobrado.
Na tarde mormacenta de Domingo,28 de Outubro de 2012,aconteceu no Parque de Rodeios do PTG Tropilha Laço da Amizade,situado na localidade Cerca de Pedras no Quinto Subdistrito de Piratini-RS,de propriedade do Sr. Nick a tradicional gineteada na modalidade pelo.
A grande atração da tarde foi a montaria da jovem,de Pinheiro Machado,Ana Paula Bandeira de Almeida que se destacou com sua coragem e bravura entre os ginetes que participaram da prova.Ver imagens e matéria no link:
Os três peões vencedores da disputa foram:
Primeiro lugar:Ubaldo Madruga que recebeu o troféu das mãos do Sr. Jackson Luis Alves Pereira Coordenador da 21ª Região Tradicionalista.
Segundo lugar:Arlênio Fagundes que aceitou o regalo oferecido pelo Sr. Mogar Veleda.
Terceiro lugar:Leandro Souza que foi obsequiado pelo vereador Lourenço de Souza(PT).
A festa campeira terminou ao anoitecer de Domingo e já ficou com data marcada a sua próxima edição que será nos dias 8,9 e 10 de Março de 2013.

Rogério de s Lucas

Nenhum comentário: