quarta-feira, 24 de outubro de 2012

CÃES VOLTAM ATACAR OVINOS NO SEGUNDO SUBDISTRITO



Imagem Ilustrativa

O ataque de cães ao rebanho ovino vem causando dor de cabeça aos produtores rurais do Segundo Subdistrito de Piratini-RS.
A Serra das Asperezas é uma extensa localidade onde sua principal atividade econômica é a criação de gado bovino e ovino,já que o solo da região não oferece boas condições para a prática da agricultura.Serra das Asperezas que já foi palco de combates em Vinte e Três,hoje é cenário de "ataques" de  cães ferozes às ovelhas inocentes.
O descompasso entre produtores de ovinos e criadores de cachorros já se estende a mais de dois anos e até agora nenhuma solução foi encontrada para acabar com o impasse.A dificuldade da identificação dos cães é o maior problema encontrado pelos produtores,pois os ataques ocorrem geralmente à noite e de forma silenciosa.
O prejuízo dos ovinocultores nestes últimos tempos é imenso,tendo muitos reduzidos pela metade os seus rebanhos e outros terminados totalmente com a criação de ovelhas.O problema maior é daqueles pequenos produtores que têm suas frações de terra em cima da Serra,onde somente dá para criar ovinos,e dependem única e exclusivamente da venda de lã e ovinos de corte para compor sua renda familiar.Como há muitos rebanhos financiados pelos programas nacionais de incentivo ao produtor rural,aumenta então o desespero dos criadores que mesmo com os incontáveis prejuízos tem que quitarem suas dívidas sob pena de perderem as bonificações que os empréstimos oferecem àqueles que mantem suas prestações em dia.
A Serra das Asperezas é uma das maiores regiões produtoras de ovinos,do Segundo Subdistrito,sendo uma das localidades mais prejudicadas pelos constantes ataques que afetam também outras localidades do Segundo como Cerro Chato,Três Capões e outras comunidades circunvizinhas.
A baixa no rebanho ovino não para nem mesmo neste período que os produtores estão próximos a realizarem a tosquia e a comercialização da lã,o último episódio registrado aconteceu na noite de Domigo,21 de Outubro de 2012,na propriedade do Sr. Vítor Medeiros,Serra das Asperezas,onde o prejuízo foi de um cordeiro e três ovelhas mortas e uma outra ovelha mordida pelos cachorros assassinos.O valor estimado da perda é de mais de quinhentos reais.
Quem paga o prejuízo?
Quem quita a prestação do financiamento?
"Como a corda rebenta sempre no lugar mais fraco",é o produtor,é claro!!!

Rogerio de S. Lucas

Nenhum comentário: