sábado, 27 de outubro de 2012

DIRETORA, DIVULGA NOTA DE ESCLARECIMENTO



 A PEDIDO:

NOTA DE ESCLARECIMENTO


Eu, Marcia Frizzo Amaral, Diretora da Escola Estadual de Ensino Fundamental Ruy Ramos, venho, através deste espaço, esclarecer algumas questões diante das declarações feitas em órgãos de comunicação e em redes sociais bem como explanar sobre o nosso posicionamento frente aos comentários feitos na comunidade piratiniense:

  1. No ano de 2008, pessoas da Comunidade que moram no entorno da E. E. E. F. Ruy Ramos ingressaram, através do Ministério Público, contra a doação feita pela Prefeitura Municipal, para particulares, da área verde que se situa ao redor das dependências físicas do educandário. Tal ação ainda está em aberto, como bem relatou a Exmª. Srª. Cristiana Müller Chatkin (Promotora de Justiça de Piratini) na entrevista publicada no Blog Eu Falei, em 25/10/2012.

  1. Em 2010, ao assumir a direção do educandário (juntamente com outras três professoras que ocuparam o cargo de vice-diretoras), começamos uma luta séria e dentro da legalidade para revitalizarmos e ampliarmos os espaços físicos da E. E. E. F. Ruy Ramos, pois temos a necessidade da construção emergente de um refeitório, de salas de aula, de uma área de serviço e de uma biblioteca. Assim, nos dirigimos aos órgãos competentes para levarmos a nossa reivindicação.

  1. Colocamos, em 2010 e 2011, na Consulta Popular, um projeto para a construção de um refeitório e de uma área de serviço. Este projeto foi aprovado no ano de 2011.

  1. Além do Projeto mencionado (construção do refeitório e da área de serviço), dispomos de mais dois projetos arquitetônicos prontos: um para a construção de um CTG e outro para a construção de uma Sala de Artes.

  1. Em notícia publicada no dia 03 de março do corrente ano, no Jornal Zero Hora, o Governo do Estado anunciou a reforma e a ampliação de 388 escolas da rede estadual. Estas reformas e ampliações serão “do jardim ao telhado” e contemplarão a construção de salas de aula, biblioteca, refeitório, sala para estudos, área de serviço, quadra coberta e ajardinamento. Dentre as 388 escolas citadas, em Piratini/RS, três escolas serão contempladas: a E. E. E. M. Carmosina Vaz Guimarães, a E. E. E. F. República Riograndense e, a nossa querida Escola Ruy Ramos.

  1. Esclareço que os Projetos do CTG, da Sala de Artes, do Refeitório e da Reforma e Ampliação da Escola não foram executados (e nem serão executados) enquanto a Prefeitura Municipal não conceder, ao Estado, a dominialidade do terreno.

  1. Cabe destacar também, no que concerne a área ao redor da escola, que não são verdadeiras as declarações que a mesma encontra-se abandonada e “suja”. Revitalizamos, constantemente, a quadra da escola; mantemos, dentro de nossas possibilidades, a área com o pasto aparado; conseguimos, através de uma bela parceria com um grupo de acadêmicos do Curso de Administração da UCPEL, a revitalização da nossa horta escolar.

  1. Gostaria ainda de registrar que, desde 2010, buscamos um diálogo, respeitoso e sério, com a Prefeitura Municipal para que essa considerasse o nosso desejo de ampliação dos espaços físicos da escola. Nos reunimos, por mais de uma vez, com a Prefeitura Municipal para manifestarmos a nossa preocupação e o nosso compromisso com a ampliação da escola. Na última reunião ocorrida em 04 de outubro de 2012, à tarde, nas dependências da E. E. E. F. Ruy Ramos, momento este que contou com a presença da Exmª. Srª. Cristiana Müller Chatkin (Promotora de Justiça de Piratini); do Exmº. Sr. Roger Xavier Leal (Juiz de Direito da Comarca de Piratini); do Ilmº. Sr. Círio Machado Almeida (Coordenador da 5ª CRE), do Sr. João Paulo Corral (Assessor Jurídico da Prefeitura Municipal); de moradores do entorno da Escola e da Direção, do Conselho Escolar, do CPM, dos professores e funcionários da E. E. E. F. Ruy Ramos, manifestamos a nossa reivindicação quanto ao espaço a ser destinado ao educandário, já que este seria insuficiente para os nossos planos, a nossa preocupação com as questões ambientais como ainda sobre as demais e possíveis doações a serem feitas pela Prefeitura Municipal para a construção do novo prédio do Fórum, da OAB, do Ministério Público e do Reiki, além do prédio do INSS. Se todas estas doações forem confirmadas, jamais poderemos ampliar a escola nem contarmos com a praça que consta no Plano Diretor de 1975 nesta área. No encontro, para ser concisa, ficou combinado que o representante da Prefeitura Municipal levaria ao Prefeito a nossa pauta de reivindicação, a partir dos argumentos que expusemos juntamente com a comunidade. Na oportunidade, o Exmº. Juiz de Direito da Comarca de Piratini, Sr. Roger Xavier Leal, disse que cederia a parte que coubesse ao novo Fórum em favor da Escola Ruy Ramos. A Exmª. Promotora de Justiça, Srª. Cristiana Müller Chatkin, manifestou-se positivamente ao alegado pela comunidade presente e solicitou que a 5ª CRE, através de seu Coordenador (Prof. Círio Machado Almeida), enviasse um documento dizendo quanto do espaço a escola necessitaria para realizar a sua ampliação e reforma. O Coordenador da 5ª CRE enviou, em 08/10/2012, tal documento a Exmª. Srª. Promotora de Justiça.

  1. Nos causou grande surpresa quando, por volta das 7h15min do dia 24 de outubro do corrente ano, máquinas adentraram na área verde do educandário (sem prévio comunicado por parte da Prefeitura Municipal à Direção da Escola) para fazerem a retirada de árvores onde seria instalada a sede do INSS. Tal fato, em nenhum momento, estava previsto em nossas tratativas. Esperávamos, como ainda esperamos, um comunicado oficial da Prefeitura diante da solicitação feita em 04/10/2012.

  1.  Ainda em relação ao ocorrido naquele triste dia, repudio as declarações feitas no Blog Eu Falei, as quais são atribuídas ao Sr. Glauber Moraes (Coordenador de Meio Ambiente do Município), que afirmam que eu, Marcia, coloquei em risco a integridade dos alunos do educandário quando estes protestaram contra a retirada das árvores. Vale destacar que eu nem estava na escola naquele momento. Somente fui até o local no instante de conceder um esclarecimento ao Sr. Nael Rosa, redator e repórter responsável pelo Blog Eu Falei. Também reitero que, em momento algum, houve, por parte dos educadores e funcionários da Escola, qualquer tipo de incentivo a atitudes ilegais ou que denegrissem a imagem dos funcionários da Prefeitura Municipal. Assim, reafirmo novamente: todas as declarações postadas em redes sociais e veículos de comunicação não são verdadeiras quando dizem que a escola pôs em risco a integridade de nossos estimados alunos. Tal manifestação, espontânea por parte dos alunos, foi legítima, legal e que surgiu devido à indignação pela forma como foi conduzida a ação e com vistas a proteger a área verde que envolve a Escola.

  1.  Saliento que os alunos foram sempre acompanhados pelos professores e funcionários do educandário e se manifestaram, durante todo o tempo, com disciplina, demonstrando serem dotados de um belo sentimento: o amor à Escola e o respeito ao Meio Ambiente.

  1.  Por fim, não autorizo ninguém ou veículo de comunicação algum a utilizar, indevidamente, o nome da E. E. E. F. Ruy Ramos em qualquer tipo de comentário que desqualifique o que aconteceu naquela data bem como pretenda inverter os fatos ocorridos. Destaco também que a E. E. E. F. Ruy Ramos, através de sua Comunidade Escolar, jamais esteve contra a instalação do INSS e contra o desenvolvimento de Piratini/RS. Muito pelo contrário! Lutamos, enquanto trabalhadores da educação, por tal fim! Reivindicamos, apenas, um espaço que usufruímos há décadas e que, diante dos fatos e argumentos expostos, pode ser utilizado pelo educandário para a sua reforma e ampliação, que também resultará em desenvolvimento para o município. Todas as ações que fizemos, desde 2010, são de conhecimento de nossa mantenedora (representada pela 5ª CRE). Ela, por meio do Prof. Círio Almeida, sempre participou dos encontros que promovemos com a Prefeitura Municipal. Queremos que todos saibam: não somos contra ninguém ou contra qualquer órgão público. Somos a favor, sim, de uma escola e uma educação pública de qualidade. Para atingirmos este fim, além da qualificação da ação pedagógica, é necessário também qualificarmos os espaços físicos!

Meu cordial, fraterno e sincero abraço!

Marcia Frizzo Amaral
Diretora da E. E. E. F. Ruy Ramos – Piratini/RS

Nenhum comentário: