quinta-feira, 16 de maio de 2013

FRIO CHEGA COM FORÇA TOTAL EM PIRATINI



“O amanhecer na 1° capital Farroupilha foi marcado pelo intenso frio, e a formação da primeira geada do ano.”
Geou na Madrugada
A madrugada da quinta-feira (16/05) dos piratiniense está sendo apontada como a noite mais gelada do ano, até agora, deveras, pois, ao amanhecer foi possível observar a mudança na paisagem com a belíssima geada que se formou com a queda brusca da temperatura. Ao sair na rua já se notou a mudança do clima e do vestuário, mantas, casacos e até o famoso ponche do gaúcho já saíram do armário para agasalhar a população da 1° capital farrapa que já se prepara para o inverno de frio rigoroso como é de costume na região.

O velho fogão sera companhia certa
Com a chegada do frio ouve-se muito entre as conversas o popular dito “hoje tá um frio de renguear cusco!” A fumaça saindo pela chaminé do fogão também são características dessa época, pois aqui ainda utiliza-se muito o fogão a lenha para aquecer a casa do gaúcho, esquentar a agua para o chimarrão e de ante mão preparar aquela comida sem pressa para quem tem tempo de desfrutar dessas maravilhas da vida, propicias para esta época.

A chegada do frio também traz preocupação com os menos favorecidos financeiramente, o que promove a mobilização de entidades solidária para a conhecida campanha do agasalho, que tem por finalidade, amenizar o frio da parte mais carente da comunidade. Preocupação exposta pela Rádio COM. Piratiniense que já anunciou o começo da Campanha do Agasalho, para a próxima semana.

Sheila Kallyna.

Nenhum comentário: