sexta-feira, 24 de maio de 2013

FEPAGRO SAÚDE ANIMAL ATUALIZA REGISTROS DE ESPÉCIES DE CARRAPATOS DO RS



"!O Laboratório de Parasitologia do Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor (IPVDF – Fepagro Saúde Animal) mantém uma das maiores coleções de espécimes de carrapatos do Brasil, com exemplares coletados em mais de 400 registros de casos de parasitismo. A coleção começou em 1981 e até hoje é mantida sob-responsabilidade do pesquisador João Ricardo Martins".
A atualização dos registros vinha sendo feita periodicamente, contudo, sem intervalos fixos. A partir deste ano, atendendo uma demanda da comunidade científica, a atualização dos registros será anual e estará disponível no site do IPVDF para download, na seção “Informações”.
A Coleção de Carrapatos da Fepagro Saúde Animal conta com exemplares de mais de 30 espécies, coletados em animais, em seres humanos e no ambiente ao longo de mais de 30 anos. Além disso, pelo fato do IPVDF ser um órgão de referência em carrapatos e doenças transmitidas por carrapatos, centraliza a recepção de amostras oriundas de diversas partes do Rio Grande do Sul, enviadas por técnicos, outras instituições e produtores rurais.
A Coleção de Carrapatos tem uma grande importância zoológica e ecológica, fornecendo espécimes de referência a diversos trabalhos de pesquisa e fornecendo uma perspectiva sobre as principais áreas e hospedeiros de ocorrência.
Mais informações sobre a coleção e como consultá-la podem ser obtidas diretamente com os pesquisadores do Laboratório de Parasitologia ou pelo e-mail contato@ipvdf.rs.gov.br.
 Fonte: Elaine Pinto/Fepagro  Foto: Fernando Dias

Nenhum comentário: