Olá!
Primeiramente deixo aos amigos
leitores minha satisfação por hoje fazer parte desta família do clicpiratini,
agradeço pela confiança e pelo convite para participar como colunista cultural!
Bueno! Como já é de se esperar,
vou falar de musica, teatro, dança artes visuais e poesia, mas principalmente
musica. a princípio a ideia é levar informação, ideias, projetos, contestações,
conteúdo cultural e criar de certa forma um espaço para os poetas de Piratini.
Sempre que eu fizer alguma matéria para o blog irei encerrar com uma poesia,
poema, pensamento ou frases de piratinienses.
Sem muita delonga vamos direto ao
assunto.
Hoje irei falar sobre
musicalização e musica no currículo escolar.
Primeiramente oque é
musicalização?
Falando direto e curto se separa:
aprender a tocar um instrumento ou fazer aula de musicalização ( experimentar
sons, ouvir, tocar, ler, sentir ,explorar e compreender os sons, enfim estudar
musica em um todo ) a partir dai se classifica como estudar musica , ou seja ,
musicalização.
.jpg)
Um trabalho de musicalização pode
ser feito em uma escola de ensino regular ou em uma escola de musica,
individuais ou em grupo cada situação exige uma abordagem específica e
diferenciada, mesmo que sempre o intuito seja semear aprendizagem de musica.
De acordo com SWANWICK (2003),
“um dos objetivos do professor de música é trazer a consciência musical do
último para o primeiro plano”, isto é, trazer à tona a percepção da música
assim que ela é tocada, bem como a sua compreensão a partir da intencionalidade
de quem a faz. Dessa maneira, afirma que: “o método específico de ensino não é
tão importante quanto nossa percepção do que a música é ou do que ela faz”.
Apesar da musica ser frequente no nosso cotidiano, muitas pessoas ainda acham que executar instrumentos e estudar musica é algo que venha com um dom ou privilégio de poucos, sim concordo que há certas pessoas com mais aptidão, porém todos somos musicais, temos ritmo para tudo , caminhar, escovar os dentes, as batidas do coração, já parte desde quando vamos conversar, quando se esta calmo , estamos numa dinâmica tranquila e num ritmo mais calmo porém quando elevamos o stress tudo acelera, e isto é ritmo e dinâmica 2 fundamentos musicais, é normal confundir destreza, coordenação motora com “dom” pra música, porém deve-se ter uma visão de que assim como o “carpinteiro” gosta do que faz e tem uma aptidão para a madeira ele pode sim tocar um violão, uma gaita por exemplo, um musico profissional pode também fazer um trabalho de madeira tão bom quanto o carpinteiro. Onde quero chegar com isto?
–Todos, temos capacidades
possíveis de fazermos tudo o que realmente queremos e musica não é diferente,
porém não confundam com “criar”(compor) musica, estamos falando de educação
musical, e ao decorrer da ideia devemos saber que qualquer som ou ruído sendo
organizado ele se torna musica. Apesar de hoje já haver a lei nº 11.769, sancionada em 18 de
agosto de 2008, que determina que a música, deve ser conteúdo obrigatório na
educação básica. Ainda se deve desmistificar e democratizar o
acesso à educação musical, primeiro que ainda não há professores licenciados
suficientes para isto, porém temos vários meios de semear o ensino musical, um
deles pode ser a própria internet, aula online, pode ser uma das soluções, o
importante é que as pessoas entendam que aprender musicalização não quer dizer
que elas devam ser musicistas e sim cidadãos musicalmente educados, tendo mais
cultura fazendo assim com que a população em geral admire e valorize mais o
“Musico” e o artista em geral, dando mais valor a shows espetáculos e assim
encarreira uma cadeia educativa com a dança, o teatro, e as artes visuais, pois
todos sabemos o quanto a musica meche com nossos sentimentos e hoje um dos
males da atualidade é a taxativa depressão e já que musica meche tanto com
sentimentos ai esta um dos tratamentos para males como este, e que acabe aquela
velha situação:
“ olá oque você faz da vida?
-eu sou musico!
....ta, mas... no que você trabalha? “ ( hehehe )
Enfim brincadeiras a parte, mas isto
é assunto para um próximo mate. Hoje fizemos uma breve e curta passagem sobre o
que é musicalização. E de certa forma que fique claro que ao colocar minha
opinião sobre as coisas são posições pessoais.
Obrigado a todos que tiveram
paciência e tempo para ler minha primeira postagem no blog, espero que tenha
sido útil e de certa forma educativa. Qualquer colocação, dúvidas, sugestões ou
se você é poeta e quer que eu publique sua poesia. Contato pelo email: jonelson.naipe@hotmail.com ou pelo
facebook http://www.facebook.com/jefersonjonelson.dealmeida
E a poesia de hoje será de minha
autoria
Foi difícil escolher uma porém
cheguei ate esta.
A ARTE DE FAZER ARTE...FAZ PARTE!!
A arte de fazer arte
...
É uma parte que de mim
parte
E se junta com a outra
parte
Que estava sem arte...
Quando criança faz
arte
Quando alguém parte
E este alguém da minha
vida faz parte
Meu peito de saudade
parte
Faz parte...
Mas em que parte eu
fico?
Qual arte me parte?
Em que parte esta a
arte?
Acho que esta por toda
parte...
A vida é arte, A arte
é vida
E a vida não é nada
sem arte
Pois a arte é a parte
Que da vida pra vida
Quando morrer em mim
A parte que faz arte
A arte não mais fará
parte
Da vida que ganhei com
a ARTE
ESTA FOI A ULTIMA
PARTE....
(Jeferson De Almeida)
Nenhum comentário:
Postar um comentário