quinta-feira, 30 de maio de 2013

ARTE & CULTURA



Olá!

Primeiramente deixo aos amigos leitores minha satisfação por hoje fazer parte desta família do clicpiratini, agradeço pela confiança e pelo convite para participar como colunista cultural!
Bueno! Como já é de se esperar, vou falar de musica, teatro, dança artes visuais e poesia, mas principalmente musica. a princípio a ideia é levar informação, ideias, projetos, contestações, conteúdo cultural e criar de certa forma um espaço para os poetas de Piratini. Sempre que eu fizer alguma matéria para o blog irei encerrar com uma poesia, poema, pensamento ou frases de piratinienses.
Sem muita delonga vamos direto ao assunto.
Hoje irei falar sobre musicalização e musica no currículo escolar.
Primeiramente oque é musicalização?
Falando direto e curto se separa: aprender a tocar um instrumento ou fazer aula de musicalização ( experimentar sons, ouvir, tocar, ler, sentir ,explorar e compreender os sons, enfim estudar musica em um todo ) a partir dai se classifica como estudar musica , ou seja , musicalização.
A algum tempo o termo “musicalização” vem sido associado ao processo de iniciação musical infantil . hoje já bem mais amplo em relação aos seus objetivos, já não se direciona somente a um grupo específico.
Um trabalho de musicalização pode ser feito em uma escola de ensino regular ou em uma escola de musica, individuais ou em grupo cada situação exige uma abordagem específica e diferenciada, mesmo que sempre o intuito seja semear aprendizagem de musica.
De acordo com SWANWICK (2003), “um dos objetivos do professor de música é trazer a consciência musical do último para o primeiro plano”, isto é, trazer à tona a percepção da música assim que ela é tocada, bem como a sua compreensão a partir da intencionalidade de quem a faz. Dessa maneira, afirma que: “o método específico de ensino não é tão importante quanto nossa percepção do que a música é ou do que ela faz”.

Apesar da musica ser frequente no nosso cotidiano, muitas pessoas ainda acham que executar instrumentos e estudar musica é algo que venha com um dom ou privilégio de poucos, sim concordo que há certas pessoas com mais aptidão, porém todos somos musicais, temos ritmo para tudo , caminhar, escovar os dentes, as batidas do coração, já parte desde quando vamos conversar, quando se esta calmo , estamos numa dinâmica tranquila e num ritmo mais calmo porém quando elevamos o stress tudo acelera, e isto é ritmo e dinâmica 2 fundamentos musicais, é normal confundir destreza, coordenação motora com “dom” pra música, porém deve-se ter uma visão de que assim como o “carpinteiro” gosta do que faz e tem uma aptidão para a madeira ele pode sim tocar um violão, uma gaita por exemplo, um musico profissional pode também fazer um trabalho de madeira tão bom quanto o carpinteiro. Onde quero chegar com isto?
–Todos, temos capacidades possíveis de fazermos tudo o que realmente queremos e musica não é diferente, porém não confundam com “criar”(compor) musica, estamos falando de educação musical, e ao decorrer da ideia devemos saber que qualquer som ou ruído sendo organizado ele se torna musica. Apesar de hoje já haver a lei nº 11.769, sancionada em 18 de agosto de 2008, que determina que a música, deve ser conteúdo obrigatório na educação básica. Ainda se deve desmistificar e democratizar o acesso à educação musical, primeiro que ainda não há professores licenciados suficientes para isto, porém temos vários meios de semear o ensino musical, um deles pode ser a própria internet, aula online, pode ser uma das soluções, o importante é que as pessoas entendam que aprender musicalização não quer dizer que elas devam ser musicistas e sim cidadãos musicalmente educados, tendo mais cultura fazendo assim com que a população em geral admire e valorize mais o “Musico” e o artista em geral, dando mais valor a shows espetáculos e assim encarreira uma cadeia educativa com a dança, o teatro, e as artes visuais, pois todos sabemos o quanto a musica meche com nossos sentimentos e hoje um dos males da atualidade é a taxativa depressão e já que musica meche tanto com sentimentos ai esta um dos tratamentos para males como este, e que acabe aquela velha situação:
“ olá oque você faz da vida?
-eu sou musico!
....ta, mas... no que você trabalha? “  ( hehehe )
Enfim brincadeiras a parte, mas isto é assunto para um próximo mate. Hoje fizemos uma breve e curta passagem sobre o que é musicalização. E de certa forma que fique claro que ao colocar minha opinião sobre as coisas são posições pessoais.
Obrigado a todos que tiveram paciência e tempo para ler minha primeira postagem no blog, espero que tenha sido útil e de certa forma educativa. Qualquer colocação, dúvidas, sugestões ou se você é poeta e quer que eu publique sua poesia. Contato pelo email: jonelson.naipe@hotmail.com ou pelo facebook http://www.facebook.com/jefersonjonelson.dealmeida
E a poesia de hoje será de minha autoria
Foi difícil escolher uma porém cheguei ate esta.
A ARTE DE FAZER ARTE...FAZ PARTE!!
A arte de fazer arte ...
É uma parte que de mim parte
E se junta com a outra parte
Que estava sem arte...

Quando criança faz arte
Quando alguém parte
E este alguém da minha vida faz parte
Meu peito de saudade parte

Faz parte...

Mas em que parte eu fico?
Qual arte me parte?
Em que parte esta a arte?
Acho que esta por toda parte...

A vida é arte, A arte é vida
E a vida não é nada sem arte
Pois a arte é a parte
Que da vida pra vida

Quando morrer em mim
A parte que faz arte
A arte não mais fará parte
Da vida que ganhei com a ARTE

ESTA FOI A ULTIMA PARTE....
(Jeferson De Almeida)

Nenhum comentário: