sexta-feira, 13 de junho de 2014

CASAL DE APOSENTADO UTILIZA CARRO DE MÃO PARA RECUPERAR ESTRADA

“Além da falta de acesso à propriedade a família não tem água potável em casa”.

Foto: Reprodução/ Elton Garcia
Os problemas relacionados à infraestrutura e logística normalmente são registrados nas localidades mais remotas da sede do município, o que não é o caso das cinco famílias que moram em um corredor na localidade Rincão dos Ávilas a menos de quinze quilômetros da cidade.


Após procurarem o Poder Público, porém, até o momento sem obterem resultados concretos, a solução encontrada pelos moradores do referido corredor foi utilizar a pá, a picareta e o carrinho de mão para recuperarem os trechos mais críticos, “— eles enrolam daqui, enrolam dali que vão arruma hoje, vão arruma amanhã e até agora não arrumaram nada”, reclama seu Edgar.
As famílias, maioria idosas, estão completamente ilhadas, com um bueiro caído a saída alternativa está interrompida. Quando chove a situação se agrava ainda mais “— cada vez que chove, aqui não tem como sair se saí não volta!” Exclama o morador que afirma que em 16 anos, apenas uma vez a patrola esteve no local. O aposentado de 71 anos necessita da estrada para ir ao trabalho “— esta estrada aqui passo todos os dias de manhã e de tarde de moto ou de carro. Pago imposto do carro e da moto e não tenho saída, nossa estrada é péssima”, lamenta.
O vereador Cláudio Dias (PMDB) esteve no local averiguando as reais condições da estrada e afirmou que requerimentos já foram formalizados “— até se recebe resposta de que as medidas cabíveis irão ser tomadas”, porém na prática elas não são executadas.
 
Foto: Reprodução/ Elton Garcia
Se não bastasse não ter uma boa estrada, o casal ainda não possui água potável em sua residência. Segundo Dona Terezinha, 60 anos, o abastecimento é feito de um açude, água totalmente imprópria para o consumo humano “—Onde os bois bebem água e os cachorros tomam banho”, frustra-se. “— Como é que fica a saúde dessas pessoas?” Questiona o Líder da Bancada Pemedebista, que salienta que o morador precisa apenas de uma retroescavadeira para abrir a cacimba.
 
No final da entrevista ao programa Bom dia Comunidade da Rádio Com Piratinense o casal implorou apoio às autoridades do município “— Peço que eles nos socorram aqui, que se lembre de nós aqui no campo também!” apelou.
*Áudio cedido pelo programa Bom Dia Comunidade

Nenhum comentário: