quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

FORNOS DE BARRO AINDA SÃO ENCONTRADOS NO INTERIOR DE PIRATINI.

"Fornos de barro aos poucos foram substituídos pelos modelos pré-fabricados" 


Na antiga propriedade,hoje de Álvaro Alberto de Souza,de Ivo Francisco de Souza (Tio Chico) e de Isméria Maciel Souza,no 2º Subdistrito de Piratini-RS na Localidade denominada Serra das Asperezas,ainda encontra-se,parcialmente destruído,um forno de barro.O forno que durante anos assou centenas de dúzias de biscoitos,bolinhos,pães,etc, hoje serve de abrigo para as galinhas.
Antigamente na maioria das casas da zona rural de Piratini-RS,principalmente na sede das fazendas,tinha um forno desse tipo.Os fornos,que aos poucos foram sendo substituídos pelos fogões à lenha,e depois,pelos fogões à gás e fornos elétricos,hoje estão desativados,muitos em estado precário de conservação.
O forno era elaborado com tijolos assentados no barro e depois barreado "rebocado com barro",tinha o formato de um iglu "casa de neve",uma porta e um suspiro,não tinha chaminé,construído geralmente em uma dispensa onde eram produzidos os quitutes.Seu formato curioso não nasceu ao acaso: foi depurado durante anos e anos, sabedoria transmitida de geração para geração.Ele era esférico para que as ondas de calor, geradas pela lenha disposta junto às paredes,circulassem de maneira uniforme pela área interna.
O primeiro passo para assar era encher o forno de lenha, colocando-se fogo até queimar toda a lenha,varrendo-se com uma vassoura branca conhecida como "Vassoura Varre Nossa Senhora" ou uma vassoura seca para não deixar cheiro.Depois de varrido colocava-se os pães,biscoitos,bolinhos de milho,leitão e o tradicional pão de milho assado na folha da figueira.No final,para aproveitar a caloria,colocavam-se uma torrada de amendoim e batata doce para assar.Para retirar as formas usava uma pá,feita de madeira,com cabo comprido.
O Forno de Barro ou Forno Caipira, como é conhecido em algumas regiões do país,com o passar do tempo começou a ser visto como anti-higiênico, pois era comum que se tornasse um abrigo de insetos. Atualmente existem diversos modelos pré-fabricados, consistindo em kits de concreto refratário.
As medidas mais encontradas, no caso dos pré-fabricados, são nos diâmetros de 80, 100 e 120cm. A altura padrão para instalá-los é a 90cm do piso, a mesma das pias. Por ser pesados, devem estar sobre uma base de concreto. Pode ser construído ao lado da churrasqueira, ou até mesmo dentro de casa, se a intenção for deixar o ambiente mais aquecido.
Foto:Clicpiratini
Texto:Rogério S.Lucas

Nenhum comentário: