quinta-feira, 17 de julho de 2014

PIRATINI: FALTA DE INFRAESTRUTURA EM ESTRADAS MUNICIPAIS DIFICULTA TRANSPORTE DE CARGA VIVA

“Precariedade nas estradas municipais de Piratini frustra empresário de Aceguá.” 
O Segundo é o Subdistrito mais extenso do município de Piratini/RS, seus campos são formados por uma parte de planícies e outra montanhosa. Nele está o maior número de assentamentos que produzem produtos da agricultura familiar e leite em grande quantidade.
Atraídos pela riqueza de seu solo, investidores de todo Estado têm apostado no plantio de soja. As regiões onde as condições geográficas são desfavoráveis à agricultura, também estão sendo alvos de empresários de outros municípios e até de outros estados da federação.
Lugar sossegado, próprio para a exploração da pecuária, a Serra das Asperezas foi escolhida pela Libra Agropecuária, empresa do Estado de São Paulo que instalou uma filial na antiga propriedade do Sr. Roni Souza na Estrada dos Borges. Outro empresário de grande porte veio do município de Aceguá/RS, o grupo Forcini, renomado plantador de soja e arroz na fronteira, escolheu os campos montanhosos da Serra das Asperezas para investir na pecuária bovina.
 
A cordialidade como são recebidos anima os investidores, porém a falta de infraestrutura nas estradas da localidade vem tirando a paciência de quem precisa delas para transportar os seus produtos. O progresso chegou, poucos anos atrás circulavam apenas caminhões de pequeno porte, hoje com a presença de novas empresas diariamente saem carretas, bi trens e romeus julietas das propriedades rurais do Subdistrito.
Curvas apertadas, sangas com pedras que dificultam a travessia de caminhões de grande porte e topos com crateras e valas profundas são alguns dos problemas enfrentados, mesmo com tempo seco, pelos transportadores.
 
Na quinta-feira da semana passada (10/07) mais uma vez, seu Roque Forcini, teve que passar por momentos de angústia ao ver sua carga trancada nas estreitas estradas de Piratini. A dor de cabeça começou quando dois romeus julietas boiadeiros, da transportadora Reiter Log de Bagé, partiram da Libra Agropecuária com destino à Aceguá. Na conhecida Sanga do Arnaldo, Estrada dos Borges, o primeiro caminhão ao tentar desviar uma pedra acabou caindo na sarjeta da estrada. Com o auxílio do outro caminhão os motoristas lograram êxito e conseguiram dar continuidade à viagem.
Logo adiante, na subida próxima a propriedade do Sr. Darli Souza, um novo empecilho surge. O veículo não consegue superar uma erosão que se formou sobre o leito da estrada e acaba quase tombando a julieta. O motorista indignado reprovou as condições da via: “— Isto aqui não é estrada para trafegar romeu julieta!”, censurou.
 
A preocupação no momento era com a integridade da carga, três animais já estavam caídos dentro do caminhão. Mesmo com a estrada seca, o romeu julieta precisou ser rebocado por dois tratores.
Roque Forcini saiu encantado pela solidariedade prestada pelos vizinhos, porém levou para a fronteira o dissabor de quem precisa das estradas municipais para continuar investindo no município. “— É desestimulante!”, lamenta Forcini.
Fotos: Clicpiratini

Nenhum comentário: