quarta-feira, 16 de julho de 2014

PIRATINENSES LOTAM A AABB PARA ASSISTIREM HOMENAGEM AOS FUNDADORES DO MOVIMENTO DEMOCRÁTICO

“— Naquele ato quando era tão mais fácil ficar do lado dos Militares, tiveram homens da grandeza do seu Raul Preste, da grandeza do seu Ondino Oliveira, isto é a história viva”.

Tradicionalmente temos a cultura de homenagearmos os personagens ilustres após o seu falecimento. A Executiva Municipal do PMDB de Piratini, em uma bela iniciativa, prestou, na tarde de sábado (12/07), o seu reconhecimento a dois homens que com coragem enfrentaram o Golpe Militar de 64.

 
 
 
Com as dependências da sede da Associação Atlética do Banco do Brasil completamente lotada, Carla Madruga integrante do PMDB Jovem, interpretou durante a abertura da cerimônia, a música de Geraldo Vandré Caminhando e Cantando. Participaram do evento candidatos a deputados estaduais e federais, os vereadores da bancada do PMDB de Piratini, o presidente do PMDB Jovem Felipe Farias e do PMDB Mulher Lisete Frizzo. A solenidade contou também com a presença dos Ex-Prefeitos de Piratini Paulo Borges e Luís Antônio Farias, Marcos Dalmolin e Gildo Feijó vereadores de Candiota, Fabrício Moraes vereador e presidente do PMDB Jovem de Candiota e Vinícius Pegoraro vereador de Canguçu.


 OS HOMENAGEADOS

Em 31 de março de 1964, quando houve o Golpe Militar, Raul Prestes, 94 anos, e Ondino da Silveira de Oliveira, 95 anos, formaram a chamada Resistência Democrática constituída por pessoas da cidade e do interior do município que resistiram a Ditadura Militar. Já falecidos, mas também foram integrantes do grupo: Felício dos Santos, Juca Funari, Otonico e João Rosa do Cancelão, Heurotildes Peres de Ávila, Seu Tite, Seu Noquinha, Otalício Guastucci, Ítalo Baladares e Afonso Guastucci.
 
O presidente do PMDB, Marcial Lucas Guastucci, em seu discurso enalteceu o feito heroico de Raul e Ondino, que conforme trecho da música Caminhando e Cantando, “quem sabe faz a hora, não espera acontecer”: “— Naquele ato quando era tão mais fácil ficar do lado dos Militares, tiveram homens da grandeza do seu Raul Preste, da grandeza do seu Ondino Oliveira, isto é a história viva”, conclui o vereador.

A fundação do Partido do PMDB só aconteceu após dois anos ao Golpe Militar, em 24 de março de 1966. Durante este período havia apenas movimentos clandestinos: “— Por dois anos não tinha partido, tinha homens que não tinham medo, que pensavam no futuro e que sabiam que a melhor coisa para o Brasil era a redemocratização. Estes homens resistiram e a eles se juntaram os mais novos, que mesmo depois de uma ‘abertura’ da democracia, eles ainda continuavam se escondendo como se fossem criminosos, marginais, quando a única coisa que eles queriam era o direito ao voto, o direito à liberdade e o direito à igualdade. Então estes homens foram o primórdio de tudo isto, após o doloroso Golpe de 64 que aniquilou e que matou muitos brasileiros”, ressalta Macega.

 
Durante o evento foi ainda empossada a Executiva Jovem da Sigla, que tem como presidente Felipe Farias. O encerramento aconteceu no final de sábado com a execução do Hino Rio-Grandense.
Sirvam a façanha destes homens de modelo a todos os jovens, porque nas escolas, nas ruas, campos, construções, somos todos soldados, armados ou não.”

Nenhum comentário: