domingo, 15 de setembro de 2013

SEMANA "FARROUPILA". (Pila termo usado pelo Gaúcho para definir o dinheiro).



Não se espante, não se trata de um erro de digitação;o termo Farroupilha foi substituído propositalmente por “Farroupila”. O primeiro termo tem a seguinte definição no dicionário Michaelis : farroupilha m+f 1 maltrapilho, esfarrapado, farrapo. A: janota. 2 Hist. alcunha dada aos revolucionários do Rio Grande do Sul: farrapo. Já “Farroupila” não tem definição, mas cá entre nós, “encaixaria como uma luva” na atual situação que vivemos.
Pois bem, que hoje tudo gira em torno do dinheiro não é novidade para ninguém, porém um certo limite deveria ser considerado, na festa dos gaúchos, aquele que vive o dia-dia da lida campeira acaba por ficar no rancho, cevando o seu amargo pois, se antes setembro era o mês em que reencontrava os amigos, jogava conversa fora,ensaiava umas cantorias, fazia barulho com alguma gaita,pandeiro ou violão, tomava uns tragos com os parceiros e passava noite inteira cuidando respeitosamente a “chama crioula” como um tributo aos heróis farrapos(saudosos tempos do galpão de rondas ao lado do CTG) hoje , se não tiver uns “pila” na guaiaca não é qualificado para participar da festa, nem mesmo para ver seu filho participar das rondas estudantis.
É inquestionável que num grande evento, os gastos e os custos para realização são proporcionais, no entanto é no mínimo injusto que o verdadeiro significado da festa, as rondas tradicionalistas , entrem nos mesmos parâmetros.
Historicamente os farrapos lutaram por injustiças financeiras (o fato do preço do charque que todo mundo conhece, ou deveria) e hoje os festejos Farroupilhas em sua homenagem confunden-se com uma festa popular, pois fora o fato de os artistas evidenciarem  a cultura gaúcha, de resto em nada difere de outro evento qualquer,pois o verdadeiro palco do Rio Grande é aquele em que se encontra a chama crioula , rodeada de gaúchos que conhecem e vivem os costumes e a tradição gauchesca.
Por fim, resta a esperança que a verdadeira tradição não se transforme em um cifrão, que a história da Revolução Farroupilha seja passada de geração à geração sem distorções e que possamos vivenciar uma Semana Farroupilha onde, de fato, o gaúcho e a cultura sejam evidenciados. Por hora, uma boa Semana “Farroupila” a todos.

                                                                                   Leonir Farias
                                                       (Homem do Campo, e por amor Locutor de rádio)

Comentário:
 
A Semana Farroupilha em Piratini passou a ser uma festa artística, visando lucro e promoção pessoal de alguns que querem se manter no poder. Esquecem os aspectos culturais e históricos que são a base deste evento, desta forma o povo permanece desconhecendo suas raízes e história, tornando-se menos culto, e mais facilmente manipulável.
                                                                                                                                              Rita Hax

Nenhum comentário: