quarta-feira, 11 de setembro de 2013

ARTIGO.



Desde a infância, durante meu período de formação, aprendi com meu pai a diferença entre o certo e o errado, que não podia mentir ou enganar, tinha que respeitar os mais velhos e principalmente que tinha que honrar a palavra, isto é, depois de dito, não tem volta. Meu pai homem de pouco estudo, mas muito caráter, mostrou com exemplos e palavras o que é ser um homem digno e verdadeiro. 
      Em minhas relações pessoais e profissionais sempre busquei me alicerçar nos ensinamentos dele, acreditando que desta forma estaria de acordo com os comportamentos sociais aceitáveis. Eu seria normal, dentro de uma sociedade normal.
       Hoje, eu e mais milhares de trabalhadores em educação estamos em greve, lutando por condições de trabalho, valorização e dignidade. Dentre as reivindicações que constam em nossa pauta de luta, a principal delas é o cumprimento da Lei do Piso Salarial, lei criada pelo atual governador Tarso Genro, quando Ministro da Educação.
       O governador Tarso Genro, tem dados suficientes para concluir que a lei é viável, tanto que a criou, e utilizou deste recurso na campanha política, ludibriando milhares de pessoas que o levaram a vitória. Agora, no poder, ele alega que a Lei é inviável, que o estado não tem dinheiro, e mesmo sendo uma lei federal aprovada e sancionada ele desrespeita e não a cumpre.
         Minha indignação é enorme, pois criada dentro de valores rígidos de honestidade me vejo entrando em mobilizações e greves para que uma lei seja cumprida... Ora, se é lei tem que ser cumprida!  Esta indignação me impulsiona a lutar cada vez mais, contra essa hipocrisia que vivemos. Sou militante na greve porque acredito que somente através de uma educação de qualidade poderemos transformar os homens, me orgulho de ser militante porque acredito que lutar também é educar. 
        As nossas ações de luta deixarão um novo legado para a próxima geração, resgatando valores simples de retidão, como honestidade, verdade e vergonha na cara, e quem sabe, daqui a alguns anos teremos governantes que respeitem as pessoas. Essa é a missão do educador, transformar as pessoas para transformar o mundo.
       Eu ainda tenho um desejo, gostaria muito que o governador Tarso Genro conversasse com meu pai... ele com certeza aprenderia o que é ser um homem de verdade!
                  

                                                                                     Rita Hax

                                                                       Professora do IEE Ponche Verde

Nenhum comentário: