domingo, 9 de junho de 2013

SE EU NÃO GOSTO É RUIM?



ARTE: Reprodução.
Buenas!! meus amigos leitores do clicpiratini, hoje venho aqui com um tema que esta sempre rolando entre os que são chamados de povão pelos que se acham cultos ou de alguma certa forma providos e alguma sabedoria que fás com que pensem que são seres supremos a ponto de dizer velho bordão “ AH É DISTO QUE O POVÃO GOSTA”.-Perai? Povão? Que povão é este ?
Bastidores de músicos ou pessoas “cultas” ou “supremas”( inclusive eu já me achei superior um dia a ponto de dizer o que é ruim ou o que é bom tratando-se de musica), existe sempre o mesmo papo.
-ah como que existe quem ouça Michel Teló, Luan Santana, MC Naldo, etc.?
-ah estas musicas não tem conteúdo!
- ah é pura apologia de sexo!
Enfim ! com certeza você já falou ou ouviu falar isto ou algo parecido.
Mas isto me fez pensar...vamos usar o Michel teló por exemplo.
Indico que leiam sobre o cara neste link.( http://pt.wikipedia.org/wiki/Michel_Teló)
Ai esta um pouco da carreira dele....que é bem recheada.
O cara tem Grammy, é multi instrumentista, 1º lugar nas paradas no Brasil,Alemanha,Itália, Espanha, entre outros  e faz em media desde de 2011, 240 shows por ano...além disto meus amigos vem o interessante ao meu ver e o que me fez escolhe-lo para esta matéria.
O cara fez o mundo todo dançar um vanerão, “ Ai se eu te pego” é um vanerão, e isto nem nos gaúchos conseguimos! Hehe...
Onde quero chegar com isto meus amigos?
Simplesmente acho que não devemos apontar o dedo para algum artista ou para alguma arte e dizer “ isto é ruim” eu particularmente não acho as musicas do Michle teló boas para meu gosto pessoal pois não contém muitos ingredientes que procuro em musica ( apesar de que as melodias são ótimas) porém eu respeito o cara por ele ser bom no que faz, partindo do estereótipo, que o cara é um pop star, e devido ao que as reais intenções do seu trabalho, seja fazer singles, ele é fera neste quesito, o cara emplaca sucessos atrás de sucesso, ou seja, o cara é bom no que faz e não tenho o direito de dizer que é ruim, pode não atingir meu gosto pessoal porém devo admitir que o cara é bom no que faz e eliminar meu preconceito, tenho o direito de não querer gostar porém tenho o direito de dizer que o cara é ruim!
Agora se a musica não tem um contexto literário ou filosófico ate mesmo romântico clássico, sei lá, devemos ver a intenção da coisa e a intenção destes caras da mídia atual é fazer musica para dançar e é isto que o “povão” quer....hahaha viram só eu me sentindo o “ culto e supremo” colocando o “povão” como uma espécie diferente da minha. Isto já é de praxe !
Assim como em algumas gerações era pop ( CAZUZA, LEGIÃO URBANA, RAUL SEIXAS,ETC) hoje é os sertanejo universitário,  funk, etc., e sabem porque esta mudança de “miolos dançando”, para “pernas dançando” enquanto os “miolos nem pensam” (se é que me entendem )?
Não se pode censurar mais as canções como antigamente, muito raramente se sabe de alguma, pois o sistema prefere que o povo escute musica “sem conteúdo”, que fale de sexo, balada, etc....então nos cabe dizer que as letras não são poéticas e sim apenas REALIDADES impostas nas musicas, é o que passa nas novelas, filmes e programas de tv, o que rola nas baladas, nas ruas, na politica, usaríamos uma palavra perfeita “ SACANAGEM” é apenas a realidade do país sendo colocada em melodias pegajosas e em ritmos dançantes, é a filha de um padre cantando amor de chocolate, a vovó dançando o lec lec, são apelidos para atos sexuais como ( tchu, tchã, tchetchererer, etc.) enfim estas “baboseiras” dizem muita coisa, pois enquanto meus ídolos pregavam a esperança como imortal Renato Russo por exemplo, hoje os ídolos atuais mostram que era apenas sonhos e viagens que os pop stars das antigas escreviam e hoje os prostitutos da musica se vendem ao capitalismo e fazem a musica do momento sem se preocupar muito com a mensagem que estão passando! mas repito é uma questão de escolha e pessoal e isto não os classifica como músicos ruins e sem conteúdo...apenas não fazem musica para pensar e sim para dançar e se vende e toca em todas as rádios e redes de televisão do país ou ate do mundo como irei de dizer que é ruim ?
obrigado a todos mais uma vez e espero que esta minha contestação faça alguns de vocês pensarem e debaterem com amigos, com a professora, família, etc. Um baita abraço e ate a próxima...
e a poesia de hoje é do meu amigo Douglas Dutra, letra esta que tive o prazer de musicar e esta no blog http://www.cafepoesiaeideias.com/ para todos lerem e ouvirem – na, como música também :
VAZIO ( Douglas Dutra )
ele morreu afogado
no trânsito
de tanto bater
na bebida
não queria admitir,
mas procurava
um sentido pra vida,
mas onde há sentido
numa vida vazia?

pensava estar cheio
cheio de si mesmo
mas os outros
o enchiam de vergonha
e ele não entendia
ou fingia não entender

ele vivia fingindo
não haver amanhã
mas no amanhã o desgosto
o consumia e a ânsia
de viver passava
não queria mais viver
não como aquilo que era

em outros amanhãs
tudo se repetia
até que numa
curva fatal
o amanhã decidiu
não mais existir
COLUNISTA: Jeferson Jonelson De Almeida

Nenhum comentário: