sábado, 22 de junho de 2013

REUNIÃO DA SEXTA-FEIRA, FOI PRODUTIVA, NO LEGISLATIVO MUNICIPAL.



ASCAR/Emater contou com o apoio do legislativo em audiência pública da última sexta-feira

                Após os boatos de fechamento da ASCAR/Emater de Piratini, foi promovida nessa sexta-feira (21 de junho), à pedido do vereador Gilson Gomes, audiência pública onde foram ouvidas a gerente da entidade em Pelotas, Karem Peglow e o secretário de desenvolvimento da pesca e da agricultura Antônio Queiroz. Ambos prestaram contas dos investimentos feitos nos últimos anos, tanto aqui em Piratini como no restante do Brasil.
Foi falado ainda sobre importância da instrução, que os técnicos da mesma disponibilizam aos pequenos agricultores, contribuindo com o conhecimento técnico necessário ao aumento na produção, permitindo que a agricultura familiar seja suficiente o sustento das famílias e a subsistência das mesmas na área rural.
Todos os vereadores presentes manifestaram o seu apoio a entidade. O vereador Mauro Castro, do PMDB, chegou a intitula-la de “mãe” ASCAR, pois, segundo ele, as benfeitorias de sua propriedade no interior da cidade só puderam ser realizadas devido ao auxílio técnico que lhe foi prestado.
Foi deixado na câmara um abaixo-assinado (que já conta com a assinatura de todos os vereadores presentes na sessão), para que a população favorável a permanência da ASCAR/Emater em nosso município, possam assinar também. Resta agora, saber se os esforços do legislativo e da população serão suficientes para que o órgão permaneça em Piratini prestando auxílio ao povo do campo.

Projeto de lei pretende isentar do pagamento do IPTU pessoas de baixa renda que já passaram dos 60 anos

O vereador Marcial Lucas Guastucci, popular Macega, apresentou ao legislativo em sessão ordinária na última sexta-feira (21 de junho), projeto de lei pretende aliviar a carga tributária dos idosos residentes e com domicílio próprio em Piratini.
O projeto de lei número 30 de 2013, consiste na isenção do IPTU (imposto predial territorial urbano) para as pessoas com mais de 60 anos de idade e que tenha comprovada uma renda familiar inferior a dois salários mínimos mensais.
O projeto foi visto com bons olhos pelos demais vereadores e provavelmente deve ser votada a sua aprovação na próxima sessão ordinária, se isso ocorrer, o mesmo ainda fica dependente de ser aprovado pelo executivo, o que deve ocorrer, tendo-se em vista os benefícios que trará a população piratiniense.

Douglas Duarte.

Nenhum comentário: