quinta-feira, 20 de junho de 2013

ONDA DE PROTESTOS ESPALHA-SE PELO BRASIL E PIRATINIENSES PREPARAM PROTESTO PARA O PRÓXIMO SÁBADO



Para quem já não acreditavam na capacidade da população de levantar-se contra os abusos do poder público, que o brasileiro já não tinha mais capacidade de indignação, que a juventude brasileira estava anestesiada, os protestos dos últimos dias vem nos provando justamente o contrário. Ainda mais surpreendente é que os protestos não estão apenas no centro do país e tampouco são exclusividade das capitais. No Rio Grande do Sul, por exemplo, as mobilizações começaram em Porto Alegre e já existem encontros marcados em Pelotas na quinta-feira (20 de junho), e inclusive aqui, em Piratini, um grupo está organizando um protesto em apoio ao movimento nacional.
                O ato recebeu o nome de “Cara Limpa – Alma Lavada”, em uma alusão ao movimento dos Caras Pintadas, no anos  de 1992, que cobrava o impeachment do então presidente Fernando Collor, já a expressão alma lavada é um convite para que os cidadãos compareçam e “lavem a alma” protestando contra todos os problemas que a população enfrenta. O manifestantes estão se organizando através da rede social facebook, segundo as informações que estão na página do evento, ele ocorrerá no dia 22, sábado, a partir das 16:30 horas. O objetivo é encontrarem-se na praça da igreja matriz, e logo após dar um abraço simbólico na prefeitura municipal. O evento já conta com mais de 350 pessoas confirmadas. É importante destacar que, segundo as informações disponíveis, o ato não está amparado em nenhuma sigla partidária, todos são bem-vindos, indiferente da identificação partidária.
Os protestos começaram em São Paulo, puxados pelo movimento Passe Livre, que reivindica melhores condições no transporte público e a redução do valor das passagem, incitados pela violência da polícia e o desleixo dos governantes terminaram por espalhar-se por todo o país e pelo mundo, chegando, inclusive, ao incrível número de cem mil pessoas nas ruas do Rio de Janeiro, na noite da última segunda-feira (17 de junho). O movimento já não cobra apenas redução no valor das passagens. Engloba agora, uma gama enorme de anseios que há muito, estavam engasgados na garganta da população, mas que mesmo assim permanecia silenciosa dentro de suas casas, tal qual: melhor gestão do dinheiro público, maior investimento na saúde e educação e menores gastos com a Copa das Confederações e do Mundo, e acima de todos eles, o fim da corrupção em nosso país.
Sem dúvida alguma estamos vivendo um momento único e que com certeza estará nos livros de história, daqui a alguns anos, resta a dúvida de onde todos estes protestos nos levarão, se o povo conseguirá efetivamente empreender mudanças, e se caso consigam, -quem serão os líderes que as conduzirão, afinal, até o momento ninguém apresentou-se como um porta-voz do movimento e nem o movimento indicou alguém ou formas para que esses mudanças sejam alcançadas. Seja qual for resultado, apenas o fato de a população estar lutando por seus direitos, já configura uma enorme mudança, ao menos na mentalidade coletiva da nação, que havia tanto tempo aparentava estar acuada e anestesiada com relação ao futuro do Brasil.

Douglas Duarte



Nenhum comentário: