sábado, 15 de junho de 2013

JEFERSON ALMEIDA



     

   Musica e terapia: uma solução para qualquer reabilitação!


 Olá amigos e leitores do clic Piratini!Primeiramente agradeço a todos os seguidores do blog que de uma forma ou de outra me parabenizam pela rua ou sites de relacionamento pelas minhas postagem,fico feliz quando me dizem que minha postagem o fez refletir.
Bueno sem delongas, vamos direto ao assunto de hoje:
“ Musicoterapia “
Na obra de filósofos gregos pré socráticos, podemos achar os primeiros registros de musica sendo usada como método terapêutico, temos este método desde o início da história humana,se pararmos para observar, todas as etnias espalhadas pelo mundo desde o principio dos tempos sempre se diferenciaram por alguns estilos e o principal entre eles é a musica,
Uma flauta de osso de pássaro descoberta em uma caverna da Alemanha foi entalhada há cerca de 35 mil anos e é o mais antigo instrumento musical artesanal já descoberto, dizem arqueólogos, oferecendo a mais nova evidência de que as primeiras populações humanas da Europa tinham uma cultura complexa e criativa.

“segundo o arqueólogo Nicholas Conard, juntas, as peças formam um instrumento musical de 22 centímetros com cinco furos e uma extremidade em forma de "V".

Então meus amigos está mais que comprovado que a musica vem com o ser - humano desde sempre.Todos sabemos o quanto a musica influencia o nosso temperamento, nosso dia-dia, musica lembra momentos, marca gerações,etc.
O que é MUSICOTERAPIA?
"Musicoterapia é a utilização da música e seus elementos (som, ritmo, melodia e harmonia) por um musicoterapeuta qualificado, que trabalha num processo para facilitar, e promover a comunicação, relação, aprendizagem, mobilização, expressão, organização e outros objetivos terapêuticos relevantes, no sentido de alcançar necessidades físicas, emocionais, mentais, sociais e cognitivas. É utilizado para portadores de distúrbios da fala ou da audição, deficiência mental.Atua na área de reabilitação motora, no restabelecimento das funções de acidentados ou pessoas acometidas de derrame cerebral. Auxilia estudantes com dificuldade de aprendizado e contribui para a melhoria da qualidade de vida de idosos e pacientes com câncer ou portadores do vírus HIV, por exemplo.Também promove a reabilitação de dependentes químicos e a reintegração social de menores infratores. Pode trabalhar em hospitais, clínicas, empresas, instituições de reabilitação   
Na maior parte do tratamento o paciente trabalha de forma “ ativa “ , ou seja, ele próprio executa os instrumentos, canta, dança, ou realiza outras atividades com o terapeuta, utiliza-se muito a improvisação e composição, como geralmente os pacientes não possuem uma certa habilidade com instrumentos,então utiliza-se muito este método de deixar o paciente experimentar os sons e ruídos, “lembrando” que é um paciente e não um aluno de musica, a real intenção é um tratamento e não um aperfeiçoamento.os objetivos da produção durante a sessão de musicoterapia são “não musicais”, por isto que o paciente não precisa ter treinamento musical para o tratamento.
Um musicoterapeuta de sucesso precisa saber executar vários instrumentos, claro sem virtuosismo pois como já falei o foco é o tratamento.Os instrumentos mais utilizados neste método de terapia são, violão, piano e principalmente percussão, pois como somos seres musicais e vivemos em um ritmo pra tudo, como já falei numa matéria passada de “musicalização”, tudo no nosso dia-dia tem um ritmo, falar, caminhar,coração,etc. Então os instrumentos percussivos por este fator são mais objetivos.
Então meus amigos , este foi um breve passar pelo tema: “musicologia”, como sempre espero que vocês reflitam,debatam e me contestem.Torço para que nossas autoridades pensem sério neste assunto e que nossas gerações vindouras sejam premiadas com um musicoterapeuta no município.Pois é mais que comprovado o quanto a musica é um tratamento quase perfeito para qualquer tipo de doença e como vivemos na geração da depressão, ai esta o que pra mim por experiência própria foi o “melhor tratamento”, sem comprimidos e sim instrumentos musicais.todos os municípios deviam ter no mínimo um “musicoterapeuta”.
Bueno! Hoje eu trouxe uma matéria mais informativa,que as vezes se torna chata, enfim, como costumo dizer “sem mais delongas.
E o poema de hoje é do meu amigo de mais de década, companheiro de palco por anos, pessoa que muito aprendi sobre musica, meu grande talentoso e fiel escudeiro da arte em geral. Deivid Valente.
Um grande abraço e ate a próxima!

De repente

Autor: Deivid Valente


Gosto de criar poemas de repente,
 Daqueles que vem na mente,
Escorre pelos dedos
 E na folha branca se estende

Gosto de jogar com as palavras,
É com elas que faço farra,
Enfrento as vezes minhas barras
E me solto de todas as amarras

Gosto de rabiscar histórias,
 Que ficam em minha memória,
Me fazem sentir mais vivo
Quando falam de dor e glória

Gosto de poesias,
Daquelas que mudam dias,
Refrescam a mente que ferve
E aquece as noites frias

Gosto de juntar letrinhas,
 Desenhá-las como se fossem minhas,
 E vê-las em cima das linhas,
Com a grandeza de ideias puras
 E o repúdio das coisas mesquinhas.

Nenhum comentário: