quinta-feira, 21 de julho de 2011

PIRATINI COMO CENTRO DE REFERÊNCIA EM OTORRINOLARINGOLOGIA

Piratini , um centro de referência em otorrinolaringologia para os 21 municípios que pertencem à 3ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS). O projeto piloto que será implantado a partir de 25 de julho no Hospital de Caridade Nossa Senhora da Conceição deve suprir a demanda reprimida de cinco mil pacientes que aguardam por atendimento nesta área na Metade Sul do Estado. Somente em Piratini cerca de 170 pessoas esperam por uma consulta.
A prestação do serviço será possível mediante um convênio que foi estabelecido entre a Secretaria Estadual de Saúde, a prefeitura de Piratini e o hospital do município, que investiu aproximadamente R$ 50 mil na infra-estrutura. Serão oferecidas consultas, exames e cirurgias de baixa e média complexidade.
Como o hospital possui uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) de pequeno porte, o secretário de Saúde Diego Espindola explica que os procedimentos de alta complexidade serão encaminhados para Rio Grande. Neste primeiro momento a expectativa é oferecer 250 consultas ao mês, mas a 7ª CRS, que atende Bagé, também está interessada em estabelecer parceria.
Adaptações no hospital, aquisição de aparelhos específicos para a área e a contratação de uma equipe para prestar o atendimento totalmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) fazem parte do convênio. No total seis pessoas foram contratadas, dentre elas fonoaudiólogos, cirurgiões otorrinolaringologistas, instrumentador cirúrgico e anestesista. As consultas serão realizadas mediante agendamento, portanto os interessados já podem procurar a Secretaria de Saúde do seu município.

Fonte:Acessoria de Imprensa

Nenhum comentário: