Piratini , um centro de referência em otorrinolaringologia para os 21 municípios que pertencem à 3ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS). O projeto piloto que será implantado a partir de 25 de julho no Hospital de Caridade Nossa Senhora da Conceição deve suprir a demanda reprimida de cinco mil pacientes que aguardam por atendimento nesta área na Metade Sul do Estado. Somente em Piratini cerca de 170 pessoas esperam por uma consulta.A prestação do serviço será possível mediante um convênio que foi estabelecido entre a Secretaria Estadual de Saúde, a prefeitura de Piratini e o hospital do município, que investiu aproximadamente R$ 50 mil na infra-estrutura. Serão oferecidas consultas, exames e cirurgias de baixa e média complexidade.
Como o hospital possui uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) de pequeno porte, o secretário de Saúde Diego Espindola explica que os procedimentos de alta complexidade serão encaminhados para Rio Grande. Neste primeiro momento a expectativa é oferecer 250 consultas ao mês, mas a 7ª CRS, que atende Bagé, também está interessada em estabelecer parceria.
Adaptações no hospital, aquisição de aparelhos específicos para a área e a contratação de uma equipe para prestar o atendimento totalmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) fazem parte do convênio. No total seis pessoas foram contratadas, dentre elas fonoaudiólogos, cirurgiões otorrinolaringologistas, instrumentador cirúrgico e anestesista. As consultas serão realizadas mediante agendamento, portanto os interessados já podem procurar a Secretaria de Saúde do seu município.
Fonte:Acessoria de Imprensa
Nenhum comentário:
Postar um comentário