quinta-feira, 26 de maio de 2011

PIRATINI SEDIA ENCONTRO INTERNACIONAL

 

O Primeiro Encontro Internacional de Educação e o Quarto Encontro Municipal de Educação de Piratini começou, em grande estilo. A noite do dia 24 de maio de 2011 estava molhada da chuva generosa sobre a Primeira Capital Farroupilha. O evento apresentou-se como muito bem organizado desde o ato de inscrição realizado por uma equipe de pessoas que agilizou tal processo por meio das iniciais dos nomes de cada participante.
No ato de abertura, com a presença de autoridades, dentre elas o Prefeito Municipal e o Presidente da Câmara de Vereadores, destacou-se o pronunciamento do Professor Círio Machado de Almeida, Coordenador Regional de Educação (5ª CRE), que anunciou a implantação do ensino médio na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Vieira da Cunha, situada no 5º Distrito, lugar denominado “Faxina”, o que representará o desafogamento do Instituto Estadual de Educação Ponche Verde que absorve alunos do imenso interior do Município, além de submeter os estudantes a um roteiro diário de deslocamentos de ônibus que representa também gastos para os cofres públicos.

A apresentação poética do poeta Pedro Marodin ilustrou, também, a abertura por meio da recitação de poemas de sua autoria aliada a uma coreografia alegre, de estilo circense, que descontraiu a todos. A seguir, a palestra “A Motivação no Trabalho Docente”, apresentada por Ricardo Léon Cohen, foi mais um momento de alegria sob a forma de uma provocação saudável aos docentes presentes a fim de que usem o bom-humor no cotidiano escolar, como artifício pedagógico.

   No dia 25 de maio, o advogado e mestrando Paulo Eduardo Dias Taddei apresentou a palestra “A Ética no Contexto Escolar” que trouxe importantes reflexões como: “é ético o ato de roubar um medicamento de preço inacessível para uso em pessoa incapaz, economicamente, de adquiri-lo?” ou “é ética a demora do Estado no pagamento de precatórios?”. A seguir, a Doutora Lúcia Perez palestrou sobre o tema “As Relações Interpessoais na Escola: Outros Pensares” onde fez provocações aos professores para que estes rompam a mesmice no cotidiano escolar, que parem de se queixar no âmbito do trabalho, que a escola deve ser cheia de alegria, que o conceitos de disciplina com os alunos devem ser repensados para que se invente a possibilidade de uma aula prazerosa com o uso, por exemplo, da arte.

    A apresentação da APAE de Piratini iniciou as atividades da tarde, com muita emoção. Após uma encenação teatral, todos os presentes formaram uma corrente humana de mão dadas enquanto cantava a música de Geraldo Vandré, na voz de Simone: “Caminhando” ou “Para dizer que não falei de flores”. O poema de Mário Quintana – “Deficiências” – foi recitado pelas professoras da instituição, em forma de jogral e encerrou, magistralmente, a participação.

     A Doutora Tânia Porto palestrou sobre “As Tecnologias na Escola: Um Desafio Coletivo” e falou da importância da utilização das tecnologias pelas escolas, porém, com uso adequado de uma metodologia, pois de nada adianta se dispor de meios tecnológicos em sala de aula se o professor não repensar sua metodologia.

      Javier Luzardo falou sobre “A Educação a Distância: Buscas e Possibilidades”. Abordou, em sua fala, sobre o desafio de oportunizar ensino superior de qualidade em locais que não possuem estrutura física universitária. Inquiriu a todos sobre “o que é um professor moderno”. 
     O evento se estenderá até o dia 27 de junho e a expectativa é de que ótimas atrações engrandecerão, ainda mais, o conhecimento dos participantes, bem como se solidificará dentro do calendário municipal.  
               ..........................
Texto e fotos de Juarez Machado de Farias

Nenhum comentário: