terça-feira, 24 de maio de 2011

ONG LUTA PELA DIGNIDADE ANIMAL.

Dia de correria no domingo,  22 de maio de 2011, nas ruas do centro histórico de Piratini.

  Era uma linda manhã de sol quando se viu o cortejo de muitos cães a uma cadela em cio, todos correndo no meio das ruas, em calçadas, nervosamente dobrando esquinas.
    Além do perigo do aumento populacional de seres caninos neste planeta, o que deve ser, eticamente, controlado para se evitar zoonoses, há o risco de que os cães errantes podem oferecer aos usuários das vias públicas.

  Às 11 horas, as pessoas que utilizavam as vias públicas centrais de Piratini testemunharam uma  perseguição quase cinematográfica de um veículo da Prefeitura a cerca de dez cães que seguiam, em correria, uma cadela em cio.
 Após percorrerem várias ruas centrais, a cadela em cio foi capturada na Avenida Perimetral, pela Presidenta da ONG “Amigo do Bicho”, Vera Lúcia Leopoldo de Oliveira, e pelo servidor público municipal Adil Fagundes Dias. Imediatamente, foi levada  ao canil onde, em curto espaço de tempo, deverá ser submetida à esterilização por médico veterinário. Paralelamente a essa providência, buscar-se-á informações sobre possível responsável pelo animal e, em caso de não se achar o mesmo ou alguém que a adote, a cadela será devolvida às ruas, afinal o Canil Municipal não pode ser um depósito de vidas. Aliás, se alguém deveria estar preso por algum tempo, seria, certamente, a pessoa que abandonou o animal.

  As pessoas que se achavam nas ruas acharam positiva a ação da ONG "Amigo do Bicho" e da Prefeitura de Piratini que, em pleno domingo, demonstraram que o Município está a fazer sua parte no trato dos direitos dos animais mas, infelizmente, as pessoas que abandonaram nas ruas os referidos cães, principalmente a referida cadela em cio, são negligentes com seus deveres ante os animais sob sua responsabilidade.

Nenhum comentário: