sexta-feira, 1 de agosto de 2014

INSTABILIDADE: INÍCIO DE AGOSTO SERÁ DE MUITA CHUVA EM TODO O ESTADO

Na próxima semana, o deslocamento de duas frentes frias provocará chuva generalizada em todas as regiões.”

                              Foto: Arquivo / Clicpiratini
O dia primeiro de agosto é apenas uma amostra do que acontecerá nos próximos 15 dias em todo o Rio Grande do Sul: muita chuva, umidade e raios. A tendência é demonstrada pela previsão do meteorologista da Defesa Civil Estadual, Flávio Varonne. Se teremos mais chuvas, pelo menos o frio, que atacou na semana que passou, não dará as caras neste início de mês.
 
 
Neste final de semana, as temperaturas permanecerão em elevação, com valores superiores a 25 graus centígrados em grande parte das áreas, e que poderão alcançar entre 28 e 30 graus em algumas localidades na região Metropolitana, faixa Central e no Noroeste Gaúcho. “Devido ao calor e umidade, há possibilidade de pancadas isoladas de chuva, principalmente, na Metade Sul. Mas deverão ser chuvas esparsas”, alerta Varonne.
 
SEMANA
Na próxima semana, o deslocamento de duas frentes frias provocará chuva generalizada em todas as regiões. Essa condição permanecerá em toda a primeira quinzena de agosto, que deverá ser marcada por instabilidade e chuva de grandes volumes em grande parte do Estado. “Permaneceremos em monitoramento constante e, nos próximos boletins, repassaremos qualquer alteração nas condições da atmosfera”, garante o meteorologista.
FRIO
Mesmo que em menor frequência, algumas massas de ar polar tendem a provocar frio em curtos períodos. “As massas de ar polar chegam ao Estado provocam declínio nas temperaturas por alguns dias e depois a temperatura volta a subir, mas, claro, dentro dos padrões da estação”, explica Varonne. Além disso, no mês de agosto os fenômenos de inverno continuam e ainda haverá registro de temperaturas abaixo de zero e episódios de geada associados aos eventos de frio.
Texto: Euclides Bitelo

Nenhum comentário: