sexta-feira, 25 de novembro de 2011

DEVERIA SER PARA BENEFICIAMENTO DE GRÃOS

As instalações de secagem de grãos, construída há mais ou menos seis anos (não temos a data certa), às margens da ERS 702, é o retrato do desperdício público. Conforme se pode ver, o projeto que beneficiaria pequenos produtores não deu certo. Acredita-se que nunca ali foi secado ou armazenado sequer um grão da produção local. Estivemos no local onde visualizamos o abandono. Há algum tempo, o local  foi alvo de críticas por um grande jornal de circulação nacional, que o classificou como “Motel” o prédio ali existente e pelo que se vê não são poucos os casais que frequentam o local, pois é grande o número de preservativos usados espalhados pelo chão. O prédio encontra-se em total abandono.O telhado ameaça ruir, os portões estão enferrujados, a rampa de descarga está se deteriorando, os pés dos elevadores de grãos estão submerso na água e provavelmente já danificados. O caso tem sido alvo da preocupação por parte de alguns vereadores. Segundo o líder da oposição, Vereador Cláudio Dias (PMDB), os requerimentos encaminhados ao Executivo “são feitos por meio da Casa Legislativa, quase sempre ignorados.”  O vereador peemedebista completa: “poderia ser feito uma concessão ou licitação para alugar o local a pequenos produtores  do Município, o que não pode é um prédio construído pelo poder publico ficar exposto à ação do tempo e sem nenhuma utilidade” conclui. O Vereador solicitou uma audiência pública com o Prefeito Vilso Gomes que está marcada para o dia 28 de novembro, às 13h30min na Câmara de Vereadores.
O que diz o Executivo, em nota encaminhada à reportagem:

 “Relacionado ao silo será feita uma chamada pública para assim então captarmos o interesse das empresas na administração do empreendimento em questão”!Assina a nota: Poder Executivo do Município de Piratini.

Uma segunda questão é a erosão do solo em torno do complexo ali construído, pois algum material deve ter sido retirado do local sem os devidos cuidados com o meio ambiente.Valas e assoreamento do local pelas chuvas pode ser percebido a distância.

Nenhum comentário: