quinta-feira, 1 de setembro de 2011

CAUSOS DE PIRATINI TEM VENCEDOR

No dia 30 de agosto, às 10h, na Biblioteca Pública Municipal Dr. Joaquim Vieira da Cunha, aconteceu à solenidade de entrega da premiação do Primeiro Concurso “Causos de Piratini”, promovido pelo Programa “Buenos Dias” com apoio da Rádio Com Piratiniense.
                 O vencedor é o estudante Diélison Moraes da Silveira, de 12 anos de idade,  residente no 1º Distrito de Piratini, lugar denominado “São Jerônimo”, aluno do 6º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Reinaldo, situada no 1º Distrito, lugar denominado Venda da Lata.
                 A escolha do melhor causo foi realizada por uma comissão julgadora que teve como membros o Professor João Manoel Ferreira, Professor Clemar Corrêa da Silva, Professora Maria de Lurdes Souza Nunes e Vera Lúcia Ávila da Silveira Gomes – todos servidores da Biblioteca Pública Municipal Dr. Joaquim Vieira da Cunha, que prestigiaram muito a iniciativa.
  A entrega do prêmio foi realizada com transmissão ao vivo pela Rádio Com Piratiniense, por meio da reportagem do Jornalista Elton Garcia, com presenças do Presidente da emissora, Adão Renato Farias; da Diretora da Biblioteca, Vera Gomes; do Professor João Manoel Ferreira, demais servidores da referida instituição; dos pais do vencedor - Jair Gomes Silveira e Nilza Moraes Silveira – e de outras pessoas que festejaram o acontecimento.
  O objetivo do concurso é valorizar a literatura oral por meio da coleta de relatos acontecidos em Piratini, sendo que os entrevistados devem ser pessoas idosas. Uma das regras do certame é a de que devem constar na inscrição o nome, a idade e o local onde reside a pessoa idosa que contou o causo. Diélison entrevistou os seus avós paternos Jurema Gomes Silveira e Jonathas Garcia Silveira, ambos com mais de sessenta anos de idade, e que relataram quatro causos: um de assombração, acontecido na estrada do atalho do Atalaia, situada no 1º Distrito de Piratini; o da “Maldição da Cigana”, o “conto da Lagoa Negra” e “A Maldição do Padre”.   
O prêmio – uma mala-de-garupa repleta de muitas surpresas, como rapadura, livros, CDs de música e poesia regionalista e um pacote de ingressos para a Semana Farroupilha de Piratini - foi entregue pelo radialista Juarez Machado de Farias, produtor e apresentador do Programa “Buenos Dias”, veiculado de 2ª à 6ª feira, das 06h às 08h, pela Rádio Com Piratiniense, que pode ser sintonizado pela FM 87.9 ou pela página eletrônica www.radiocomfm.com.
          Perguntado sobre os próximos planos, Juarez declarou que pretende, a cada ano, realizar o concurso com o fim de valorizar a literatura oral do povo piratiniense, a qual não pode se perder. Da mesma forma, o Professor João Manoel, ao ser entrevistado pelo repórter Elton Garcia, parabenizou a Rádio Com pelo apoio a uma saudável relação com os idosos, onde os mesmos são valorizados pelos seus saberes.
Juarez Machado Farias
foto Janio A Azevedo

Nenhum comentário: