segunda-feira, 4 de março de 2013

TRATOR ALEMÃO MOVIDO À BANHA,UMA RELÍQUIA DA DÉCADA DE 30.



"Lanz Bulldog foi construído em uma época que havia escassez de combustível na Europa"
Uma relíquia construída na década de 1930, na Alemanha, estará em exposição na Expodireto Cotrijal, de 4 a 8 de março, em Não-Me-Toque. O octogenário, porém imponente, trator Lanz Bulldog, movido à banha, é uma das atrações da parcela Sucessão Rural, coordenada pela Emater/RS-Ascar. "Quando falamos em sucessão rural, nada melhor do que mostrar o passado", disse o técnico em agropecuária da Emater/RS-Ascar, Celso Siebert.

O Lanz Bulldog, segundo o colecionador Klaus Pickert, de Carazinho, foi construído em uma época que havia escassez de combustível na Europa. "Na Segunda Guerra Mundial, os alemães usavam banha de porco como combustível e o Lanz Bulldog funcionava dia e noite", contou Pickert. O motorista precisava ter um pouquinho de paciência, pois o motor funcionava somente depois de aquecido por 15 minutos.

A confiança e a credibilidade depositadas na Emater/RS-Ascar pelo proprietário, Jaime Carida, de São Paulo, motivaram o transporte e a permanência do Lanz Bulldog, por alguns dias, no Rio Grande do Sul.

Texto: Cleuza Noal Brutti 
Rogerio S. Lucas


Nenhum comentário: