sábado, 28 de junho de 2014

PIRATINI: AÇÃO DA CHUVA RESULTA EM USUÁRIOS SEM TRANSPORTE ESCOLAR E COLETIVO

“Os primeiros dias da nova estação já mostraram como deve ser a rotina, neste inverno, de quem mora distante da sede do município de Piratini.”

Foto: Clicpiratini
Na zona rural do município, quem depende do transporte coletivo para se locomover nos períodos chuvosos, fica refém das estradas de chão batido que não oferecem condições de tráfego principalmente de veículos pesados.

A pluviosidade de apenas 34 mm desta semana foi suficiente para deixar moradores do interior sem transporte coletivo e escolar. No Segundo Subdistrito, por exemplo, moradores da localidade da Ferraria que dependem de ônibus não conseguem se deslocarem até a cidade.

O coletivo da Empresa Planalto, que faz a linha Pinheiro Machado/ Pelotas via Sudessul não está percorrendo o trajeto, o mesmo acontece com o carro do Expresso Farroupilha. O transporte escolar também não está completando o seu itinerário em diversas localidades do Subdistrito.


Foto: Clicpiratini
Uma jovem estudante da Ferraria descreveu ontem, em sua página social Facebook, as reais condições daquelas estradas: “— Para chegar à Ferraria, indo pelo Álvaro Freitas, você fica na metade do caminho, porque depois da Ponte do Piratinizinho só que você vá a pé. Se optar por ir lá pela Cica, aí a situação se agrava ainda mais e você arrisca nem chegar a casa”, explicou.

A perspectiva não é nenhum um pouco animador para quem depende das estradas municipais e vicinais para trabalhar ou se deslocar para outros lugares, a previsão é de que o tempo permaneça instável nos próximos dias.

ÚLTIMA SEMANA PARA INSCRIÇÕES NA CNH SOCIAL

“Candidatos interessados, que se inscreveram na primeira edição e não foram selecionados, devem fazer nova inscrição.”

Candidatos interessados em concorrer a uma das 7 mil vagas da CNH Social neste ano devem inscrever-se até 4 de julho. O Detran/RS disponibiliza, nesta edição, 1,4 mil primeiras habilitações, 1,4 mil adições de categoria e 4,2 mil mudanças de categoria. Há reserva de vagas para população negra (15% de cada categoria) e para mulheres (50% das vagas para mudança de categoria). Candidatos interessados, que se inscreveram na primeira edição e não foram selecionados, devem fazer nova inscrição.

O programa CNH Social tem como objetivo oferecer à população de baixa renda mais e melhores oportunidades no mercado de trabalho. As pessoas beneficiadas pelo programa estarão isentas do pagamento de todas as taxas para os serviços de habilitação, dos exames médicos e psicológicos, do curso teórico-técnico, aulas em simulador, curso prático de direção veicular e locação de veículos, e também dos exames teórico e prático.

Para se inscrever, o candidato deve dirigir-se a um dos 274 Centros de Formação de Condutores (CFCs) do Estado. É necessário preencher os requisitos para a categoria de habilitação pretendida e estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal anteriormente a 30 de abril deste ano. Para abertura do serviço, deve-se comprovar, ainda, residência de dois anos no Estado.

Os endereços dos CFCs, calendário e mais informações podem ser consultados no site. A seleção será feita por sorteio e o resultado final da primeira chamada será em 22 de julho.
SOBRE AS CATEGORIAS DE HABILITAÇÃO
A categoria A habilita a conduzir moto, enquanto a B habilita a conduzir carro. Já as categorias C, D e E habilitam para conduzir os chamados veículos pesados, sendo a C para veículos de carga, a D para veículos de transporte de passageiros e a E para veículos articulados de transporte de carga e passageiros.

Motoristas com CNH categoria B poderão habilitar-se para categoria C e D. Para a categoria C, é necessário ter pelo menos um ano de categoria B, e para a categoria D, dois anos de categoria B e 21 anos de idade completos. Motoristas com as categorias C e D poderão habilitar-se para categoria E. Para tanto, os habilitados na categoria C devem ter um ano de habilitação nesta categoria.
 
 
DÚVIDAS COMUNS
- não poderão participar da seleção aqueles que já estejam com serviço de habilitação aberto no Detran/RS, nem quem tenha cometido crimes na condução de veículo ou quem teve a CNH ou a Permissão para Dirigir cassada ou suspensa;
- a inscrição somente pode ser realizada para uma categoria;
- o candidato somente poderá se inscrever pela reserva de vagas (cotas) ou pelo cadastro geral;
- somente o titular da bolsa social pode concorrer. O sistema vai validar a inscrição vinculando o NIS (Número de Identificação Social) ao CPF; não é possível, portanto, inscrever dependentes;
- o prazo para o candidato sorteado abrir o processo de habilitação vai de 22 de julho (data de divulgação do resultado) até 08 de agosto de 2014;
- em caso de não preenchimento das vagas, haverá uma segunda chamada;
- em caso de não preenchimento das cotas por falta de candidatos inscritos, as vagas restantes serão revertidas para os demais candidatos sorteados para as mesmas categorias;
- em caso de não preenchimento das vagas de mudança de adição de categoria, as vagas serão revertidas para obtenção da primeira habilitação.
Texto: Mariana Tochetto

sexta-feira, 27 de junho de 2014

PEDRAS ALTAS: MUNICÍPIO REGISTRA NOVO CASO DE ABIGEATO

“O furto aconteceu na madrugada de quinta-feira (26).”


Na madrugada de quinta-feira, 26 de junho, mais precisamente às 05h35min Policiais Militares foram comunicados, pela vítima, sobre a ocorrência de um furto de gado na Estrada da Várzea, interior do Município de Pedras Altas.


Conforme relatou a vítima, os ladrões levaram 02 novilhos de raça mista com marca, sinal e brinco, que estavam com os animais a pastoreio em sua propriedade. Informou ainda que o gado saiu pelo arroio passando para o município vizinho de Candiota. Não foram encontrados indícios de arames cortados na propriedade.
*Informações colhidas no site  www.bmpelotas.com.br/

PINHEIRO MACHADO OFERECE SERVIÇO DE PRÓTESE DENTÁRIA À PACIENTES DE PIRATINI

“Inaugurado na primeira quinzena deste mês, o laboratório de próteses dentárias atenderá pacientes de Pinheiro Machado, de Piratini e de Pedras Altas.”
   Foto: Meramente Ilustrativa
Os piratinenses que necessitam de serviços de endodontia e próteses dentárias têm agora uma nova opção. O laboratório, que está prestando atendimento na sede da Secretária Municipal de Saúde de Pinheiro Machado, disponibilizará mensalmente quatro implantações de próteses para o município de Pedras Altas, seis para Piratini e vinte e cinco para Pinheiro Machado.
 
 
A dentista Ana Carla Hernos e a protética Paulete Bozada atuam diariamente no local. As próteses são fornecidas por uma empresa de Santa Vitória do Palmar.
*Informações colhidas na página eletrônica do Jornal Tradição Regional/ http://www.jornaltradicao.com.br

COMEÇA HOJE (27) O PRAZO PARA MATRÍCULA DA SEGUNDA CHAMADA DO SISU

“Caso não cumpra o prazo, o candidato perde a vaga.”

Começa hoje (27) o prazo de matrícula para a segunda chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que vai até 2 de julho. O resultado da segunda chamada está disponível no site do Sisu. Os candidatos que não foram selecionados podem participar da lista de espera.
O candidato selecionado deverá verificar, na instituição de ensino em que foi aprovado, o local, horário e os procedimentos necessários. As instituições não receberão matrículas no fim de semana. Caso não cumpra o prazo, o candidato perde a vaga.
 
Aqueles que não foram selecionados em nenhuma das chamadas poderão acessar o boletim pessoal no site do Sisu e clicar no botão que confirma o interesse em participar da lista de espera. Também podem integrar a lista os candidatos que foram selecionados na segunda opção de curso, mesmo os que já fizeram a matrícula.
 
A lista de espera é apenas para a primeira opção feita na hora da inscrição. O prazo de adesão vai até 7 de julho. Os candidatos serão convocados pelas instituições a partir do dia 14 do mês que vem.
 
O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação (MEC) no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A seleção tem duas edições a cada ano.
 
Puderam participar desta edição aqueles que fizeram o Enem 2013 e não tiraram 0 na redação. Segundo o MEC, 1.214.259 candidatos se inscreveram. Foram ofertadas 51.412 vagas em 1.447 cursos de 67 instituições de educação superior federais e estaduais.
Agência Brasil

ABONOS DO PIS E DO PASEP COMEÇAM A SER PAGOS NO MÊS DE JULHO

“Têm direito a receber o abono os empregados cadastrados no PIS-Pasep há pelo menos cinco anos que tenham recebido, em média, até dois salários mínimos nos meses trabalhados.”

Os trabalhadores com carteira assinada que recebem até dois salários mínimos terão um dinheiro extra a partir de julho. O Diário Oficial da União publicou no dia (23) o cronograma de pagamento do abono do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep).
Os empregados da iniciativa privada que fazem aniversário em julho, agosto e setembro começam a receber o PIS mês que vem. O pagamento será feito nos dias 15, 22 e 31 de julho, respectivamente. Para os nascidos em outubro, novembro e dezembro, o abono será pago em 14, 21 e 28 de agosto.
 
Quem nasceu em janeiro, fevereiro e março receberá em 16, 23 e 30 de setembro. O quarto lote, para quem faz aniversário em abril, maio e junho, será pago em 14, 21 e 31 de outubro. O abono, que vale um salário mínimo, poderá ser sacado nas agências da Caixa Econômica Federal.
 
Os correntistas da Caixa terão uma vantagem. O benefício será depositado na conta-corrente em 15 de julho (para os nascidos em julho, agosto e setembro), 14 de agosto (nascidos em outubro, novembro e dezembro), 16 de setembro (nascidos em janeiro, fevereiro e março) e 14 de outubro (nascidos em abril, maio e junho).
 
Pago apenas aos servidores públicos concursados, o Pasep poderá ser sacado nas agências do Banco do Brasil. O pagamento será feito em 15 de julho para os beneficiários com final de inscrição 0 e 1, 14 de agosto (finais 2 e 3), 16 de setembro (finais 4 e 5) e 14 de outubro (finais 6, 7, 8 e 9). Os clientes do banco terão o benefício depositado automaticamente.
 
Quem não retirar o dinheiro até 30 de junho de 2015 perde o benefício. Têm direito a receber o abono os empregados cadastrados no PIS-Pasep há pelo menos cinco anos que tenham recebido, em média, até dois salários mínimos nos meses trabalhados. Para sacar, o trabalhador deve apresentar carteira de identidade, carteira de trabalho ou o cartão do PIS/Pasep.
Agência Brasil

quinta-feira, 26 de junho de 2014

VEREADORES DE PIRATINI PARTICIPAM DE AUDIÊNCIA COM O COMANDANTE DO 4° BPM

“Participaram do encontro o Presidente da Câmara, dois vereadores e um assessor, além de representantes da BM de Canguçu e Piratini.”



Foto: Reprodução/ Divulgação
Na quarta-feira (25/6), às 14h, na sede do 4º BPM o comandante da unidade tenente-coronel André Luis Ottonelli Pithan, juntamente com o capitão Daniel Silva da Silva, que responde pelo comando da 4ª Companhia, e os representantes da Brigada Militar (BM) de Canguçu e Piratini, 1º tenente Mamede e 1º sargento Espinosa, estiveram em audiência na sede da unidade com uma comitiva de vereadores do município de Piratini.
 
 
Na audiência foram tratadas as questões da área de segurança pública afetos ao trabalho realizado pela BM naquela cidade.
 
Participaram da audiência o presidente da Câmara de Vereadores, Alberto Renan Oliveira da Cunha, e os vereadores Manoel Teixeira Rodrigues e Sergio Moacir Rodrigues de Castro, além do assessor do vereador Lourenço Silva de Souza.

PINHEIRO MACHADO: CENTRO DE OFTALMOLOGIA COMEÇOU A ATENDER NESSA QUARTA

“O local atenderá moradores de 12 municípios da região, oferecendo 18 tipos de procedimentos.”

Foto: Reprodução/ Jô Folha/ DP
O Centro Regional de Oftalmologia iniciou oficialmente nessa quarta-feira (25) a partir das 8h os atendimentos de pacientes. Inaugurado dia 16 deste mês, o Centro funciona no hospital da cidade de Pinheiro Machado e torna o município referência para tratamentos oftalmológicos na Região Sul do Estado. O local atenderá moradores de 12 municípios da região, oferecendo 18 tipos de procedimentos.
 
 
O vice-presidente do Hospital, Ronaldo Madruga explica que os atendimentos serão realizados por agendamento. O encaminhamento dos pacientes será feito pelas Secretarias de Saúde dos Municípios junto ao Sistema de Regulação (Sisreg) do Estado. “Estes pacientes precisam antes passar pelo atendimento de atenção primária de seu município”, disse.
 
 
O local tem capacidade para prestar 455 consultas, realizar 1.296 exames e proceder 150 cirurgias por mês. Somente em equipamentos, a Secretaria Estadual da Saúde investiu R$ 963 mil no centro. Além disso, o contrato de prestação de serviços com o hospital prevê o repasse mensal de R$ 100 mil para a manutenção dos atendimentos.
 
RECUPERAÇÃO DO HOSPITAL
A criação do Centro de Oftalmologia foi uma das conquistas da situação de intervenção vivida pelo hospital de Pinheiro Machado desde 3 de junho do ano passado. Na época, o estabelecimento passava por situação de calamidade, com problemas de infraestrutura e na qualidade dos serviços prestados.
 
Na ocasião, o município solicitou apoio do governo estadual para a recuperação do hospital, e foi atendido com investimento de R$ 1,090 milhão. Assim, retomou as atividades de pronto atendimento, internações, diagnóstico por imagens, cardiologia e referência para o Samu.
 
Hoje, além dos atendimentos que serão prestados pelo centro, a entidade ampliou seus serviços e conta atualmente com 250 atendimentos de ultrassom, dois mil de urgência e emergência, consultas especializadas, internação clínica, laboratório 24 horas com exames de eletrocardiograma e raios-X. “Além disso, estamos em fase de adaptação para a realização de espirometria, que consiste em teste de esforço em pneumologia”, disse.
Luciara Schneid/ luciara@diariopopular.com.br

ÚLTIMOS DIAS PARA O ALISTAMENTO MILITAR

“O jovem em situação irregular com o Serviço Militar também fica impedido de prestar vestibular ou se matricular em qualquer estabelecimento de ensino, além de estar sujeito ao pagamento de multa.”

             Foto: Divulgação/Ministério da Defesa
O prazo para o alistamento militar de 2014 acaba na próxima segunda-feira (30). Jovens do sexo masculino que completam 18 anos neste ano devem procurar a Junta de Serviço Militar mais próxima da sua casa, levando certidão de nascimento ou outro documento (RG, carteiras de motorista ou de trabalho), comprovante de residência e uma foto recente (tamanho 3x4). Caso esteja residindo fora do País, o candidato deverá procurar os consulados ou as embaixadas do Brasil.
 
 
Os jovens que forem selecionados poderão servir a uma das três Forças Armadas- Marinha, Exército e Aeronáutica - a partir de 2015.
 
 
Em 2013, mais de 2 milhões de jovens se alistaram nas juntas de todo o país e cerca de 92 mil deles foram incorporados pelas Forças Armadas.
 
Conforme estabelece a Constituição Federal, o alistamento é obrigatório e aqueles que não comparecerem ficarão impedidos de tirar passaporte ou assumir cargos no serviço público.
 
 
O jovem em situação irregular com o Serviço Militar também fica impedido de prestar vestibular ou se matricular em qualquer estabelecimento de ensino, além de estar sujeito ao pagamento de multa - cujo valor varia de acordo com a quantidade de dias em que o candidato deixou de se alistar.
 
 
Aqueles que perderem o prazo de alistamento (2 de janeiro a 30 de junho de 2014) só poderão participar da seleção em 2015, com possibilidade de serem incorporados apenas em 2016.
 
PIRATINI:
Em Piratini os rapazes deverão procurar a Junta Militar na Rua Bento Gonçalves Nº 117, Centro. Para maiores informações poderão entrar em contato pelo telefone: 3257 1934 ou pelo e-mail: paulo.arino@hotmail.com
  Portal Brasil

PRAZO PARA RENEGOCIAR DÍVIDAS COM O PRONAF ENCERRA NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA (30)

“A renegociação pode ser feita para agricultores com dívidas de até R$ 10 mil.”

Agricultores familiares e assentados da reforma agrária que têm operações de custeio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), contratadas até 30 de junho de 2010, têm até a próxima segunda-feira (30) para manifestar formalmente o interesse em recompor o pagamento das dívidas.

A medida vale para agricultores familiares que estavam em situação de inadimplência no dia 18 de novembro de 2011 (e tinham operações contratadas até 30 de junho de 2010) e para os que estavam adimplentes no dia 18 de novembro de 2011 (em operações contratadas até 30 de junho de 2008). A renegociação pode ser feita para agricultores com dívidas de até R$ 10 mil. O número de beneficiários com esta ação do Governo Federal, que envolve MDA e Incra, pode chegar a 660 mil agricultores.
 
ASSENTADOS
No Rio Grande do Sul, 4.842 famílias em assentamentos estão aptas a renegociar dívidas do Pronaf A e AC com descontos. A renegociação pode ser feita pelo portal Sala da Cidadania e/ou junto aos escritórios municipais da Emater/RS-Ascar.

A renegociação com desconto foi garantida pelo Decreto Nº 8.177, de 27/12/2013, e é válida para operações do Pronaf A e AC contratadas até 2010 e em situação de inadimplência em 2013. O decreto também estipulou a possibilidade de quitação da dívida do Pronaf A e AC, em parcela única com abatimento maior: 80%. Ao contrário da renegociação – que deve ser encaminhada até o dia 30 de junho – a liquidação da dívida nestas condições pode ser efetuada até 31 de dezembro de 2014.

Dos 20 núcleos operacionais instalados no Estado, nove recebem assistência técnica e extensão rural da Emater/RS-Ascar.
Texto: Raquel Aguiar

quarta-feira, 25 de junho de 2014

CANGUÇU: ABIGEATÁRIOS FURTAM CINCO BOVINOS EM PROPRIEDADE ARRENDADA

“Segundo a vítima a ação dos larápios teria acontecido na madrugada de sábado (14/06).”

No sábado, 14 de junho, Policiais Militares se deslocaram até a Coxilha dos Pereiras, zona rural de Canguçu. Na localidade, que fica distante aproximadamente 53 km da área urbana do município, foi constatado o abigeato de 05 rezes de raça mestiça.


Segundo relato da vítima, que não reside no local, o fato teria ocorrido durante a madrugada de sábado. O campo arrendado é aberto e fica localizado à beira da estrada, o que teria facilitado o acesso dos ladrões. A BM efetuou o registro no local da ocorrência.
*Informações colhidas no site: www.bmpelotas.com.br

MEDIDA DO GOVERNO DO ESTADO ASSEGURA FORNECIMENTO DE FRALDAS A USUÁRIOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS

“Para acessar este recurso, os municípios precisam estar cadastrados no Sistema de Gerenciamento de Usuários com Deficiência e terão um prazo de 90 dias para adequação ao processo de dispensação administrativa.”
Pacientes com necessidades especiais, que utilizam fraldas, contam agora com a garantia do fornecimento desses insumos pelo governo estadual. As fraldas passaram a compor a cesta de insumos fornecida pelo SUS no RS, e com a medida, os usuários não precisarão mais recorrer a processos judiciais para garantir o acesso ao produto. O primeiro repasse mensal de recursos, totalizando R$ 384 mil, foi feito agora em junho, pela Secretaria Estadual de Saúde, a 204 municípios gaúchos.
A medida foi determinada pela Resolução nº 070/2014, que beneficia pessoas afetadas por incontinência urinária e fecal, e fixa um valor de repasse de R$ 180 por usuário diretamente aos municípios que farão a compra do material. A resolução considera o valor unitário de R$ 1,00 e, em caso de necessidade maior, a avaliação e compra fica a cargo da prefeitura municipal. Para acessar este recurso, os municípios precisam estar cadastrados no Sistema de Gerenciamento de Usuários com Deficiência e terão um prazo de 90 dias para adequação ao processo de dispensação administrativa.
 
Para solicitar as fraldas, o usuário precisa ir à Secretaria Municipal de Saúde da sua cidade com os seguintes documentos: a) laudo médico com validade de seis meses constando o diagnóstico no Código Internacional de Doenças (CID); especificações das fraldas e a quantidade mensal necessária; b) CPF, nome da mãe; c) Cartão SUS; d) RG ou certidão de nascimento no caso de ser criança; e) comprovante de residência.
 
Até 2010, o fornecimento dos insumos de saúde, incluindo fraldas, era de competência da política de assistência social. Com a Resolução nº 39/2010, a tarefa ficou por conta das políticas de saúde, mas faltavam normas e critérios para execução da política. Com isso, os usuários tentavam obter estes insumos judicialmente. O aumento destas ações judiciais, especificamente na solicitação de fraldas, incentivou a Secretaria Estadual da Saúde (SES) a buscar alternativas para maior controle e agilidade.
Texto: Sinara Sandri

EQUIPE ELO DE PIRATINI BRILHA NO CIRCUITO DA VILA NOVA

“Dentre os 102 ciclistas de todo o Estado, os 06 piratinenses ocuparam as cinco primeiras posições em suas respectivas categorias.”

Foto: Reprodução/ Divulgação
Mais uma etapa do Campeonato Zona Sul de MTB Maratona foi realizada nesse domingo (15/06) em Pelotas. Promovido pela equipe Nobre Bicicletas o evento reuniu, no circuito da Vila Nova, 102 ciclistas divididos em treze categorias, sendo 06 atletas da Equipe Elo de Piratini.
 
O que era pra ser apenas uma forma de expandir o uso da bicicleta na Capital Farroupilha, hoje está sendo destaque nos eventos ciclísticos do Estado. A Equipe Elo vem a cada dia conquistando o seu espaço no pódio.
 
Na 5ª etapa do Campeonato Zona Sul de Mountain Bike 2014, não foi diferente, mais uma vez prevaleceu a raça e a técnica da equipe piratinense. Os seis ciclistas ficaram entre os cinco primeiros em suas respectivas categorias.
CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO DOS PIRATINENSES NA ETAPA:
ELITE: 2ª Posição- Edson Dias
SÊNIOR D: 5ª Posição- José Manoel Nunes e Silva
JUVENIL: 1ª Posição- Natan Cavalheiro
MASTER A: 4ª Posição- Reginaldo da Silva Lima
5ª Posição- Eberson Madruga
JÚNIOR: 3ª Posição- Tainã Cavalheiro Rodrigues
O certame está na metade, restando ainda 05 etapas a serem disputadas, a próxima será dia 03 de agosto em Sertão Santana.

terça-feira, 24 de junho de 2014

HERVAL: JOVEM É PRESO POR POSSE DE MUNIÇÃO

“Após uma denúncia o indivíduo foi abordado pela Brigada Militar”.

A prisão ocorreu no domingo, 22 de junho, quando Policiais Militares da cidade de Herval, se deslocaram até a Rua Vereadora Maria Gomes Mendes, para averiguarem uma denúncia de possível porte ilegal de arma.
 
No local os PMS abordaram TMT, de 26 anos, no interior do seu veículo foram localizados 14 cartuchos intactos de calibre 12. O acusado foi encaminhado à Delegacia de Polícia local.
*Informações colhidas no site: www.bmpelotas.com.br/

segunda-feira, 23 de junho de 2014

PIRATINI: ESTRADA EM PÉSSIMAS CONDIÇÕES E PONTE AVARIADA PREOCUPAM PAIS DE ALUNOS

“A ponte foi reformada ontem (23), porém a estrada continua cada vez pior, informou hoje (24) um morador da localidade.”

Uma das principais reivindicações dos moradores da zona rural do município de Piratini/RS são melhorias nas estradas de chão batido. Municipais ou vicinais elas estão sempre na pauta das seções da Câmara de Vereadores; requerimentos aprovados e encaminhados à Secretaria de Infraestrutura e Logística, na maioria das vezes, não são acatados pela pasta, nem mesmo quando seus autores são da base governista.
 
O Segundo Subdistrito, o mais afetado pela falta de manutenção nas vias, é campeão de reclamações, são produtores rurais que recorrem aos vereadores e aos meios de comunicação para terem seus direitos de irem e virem assegurados pelo Executivo Municipal.
 
Um caso mais grave coloca em risco a segurança de estudantes do Passo do Dornelles no referido Subdistrito. A ponte sobre o Passo do Canto está avariada, com o seu lastro totalmente comprometido, preocupa os pais dos alunos que trafegam diariamente sobre ela para se deslocarem até a Escola de Ensino Médio Adão Preto. Além do transporte escolar, circula também o coletivo da empresa Expresso Farroupilha que faz a linha Basílio/ Piratini e o caminhão tanque que recolhe o leite produzido na localidade da Coréia e arredores. “Pode ser que venha uma enchente e leve esta ponte, só assim eles vão se obrigar a construir uma nova”, reclamou uma senhora que encontramos no local.
 

A estrada do Passo do Dornelles apresenta trechos praticamente intransitáveis, a falta de esgotamento das águas pluviais forma lagoas que tomam conta de todo o seu leito. A subida, no Cerro do Xavier, exige atenção e perícia dos condutores, são valas profundas e pedras salientes que obrigam os motoristas a fazerem desvios pelas sarjetas. Em algumas curvas os buracos e o barro deixam o trecho quase que interrompido. “Recentemente troquei a suspenção do meu carro, agora vou ter que substituir o escapamento, se soubesse tinha comprado um automóvel mais alto”, lamentou a produtora rural proprietária de um veículo Gol.

domingo, 15 de junho de 2014

CASAMENTO DA ROÇA É A PRINCIPAL ATRAÇÃO DO ARRAIÁ DA FAMÍLIA JOSÉ MARIA

“Além do casório houve outras apresentações e a escolha das Caipirinhas da Escola”.

A E.M.E.F. Dr. José Maria da Silveira localizada no Segundo Subdistrito, Passo da Cruz, a maior do interior do município com mais de trezentos alunos, realizou nesse sábado (14/06) o seu tradicional Arraial. Pais, alunos, professores e a comunidade local lotaram o pátio da escola para prestigiarem as apresentações das turmas que começaram por volta das 15hs: 00min.

A turma do 1° ano fez a abertura apresentando a Música Capelinha de Melão; a Dança do Balão foi interpretada pelos alunos do 2° ano e a música O Balão Vai Subindo ficou a cargo do 3° ano A; o 3° ano B expôs a música Festa Boa, já o 4° ano Versinhos Conversas Caipira; interpretando a música Mexe, Mexe de Leandro e Leonardo a turma do 5° ano exibiu a Dança do Mexe, Mexe; a Proza Maricota e Zé Vicente foi o tema do 6° ano A; o teatro A Fofoca da Vizinhança ficou por conta da turma do 7° ano A; 6° ano B, 7° ano B, 8° ano e 9° ano foram responsáveis pela Quadrilha e o Casamento da Roça.

ELEIÇÃO DAS CAIPIRINHAS
As 12 candidatas representando suas respectivas turmas tinham a missão de venderem votos, a que conseguisse angariar o maior número, seria eleita a Caipirinha da Escola.
 
1° ano: Mariana Severo; 2° ano: Beatriz Domingues Farias; 3° ano A: Larissa Ferreira Abreu; 3° ano B: Tanieli Farias; 4° ano: Gicelda Martins; 5° ano: Kamily Vitória de Souza Politta; 6° ano A: Raynara Lemes; 6° ano B: Bruna Fonseca; 7° ano A: Raquel de Matos; 7° ano B: Beatriz Bort; 8° ano: Júlia Costa; 9° ano: Jussara Santos.
As três vencedoras foram: 1° ano: Mariana Severo; 5° ano: Kamily Vitória de Souza Politta e 8° ano: Júlia Costa.
CASAMENTO DA ROÇA
Claro, não poderia faltar em uma festa junina o tradicional casamento da roça. Com a colaboração dos pais, dos alunos e dos professores o Casório teve a participação das turmas do 6° ano B, 7° ano B, 8° ano e 9° ano.
                                                                                          Pode se dizer que a apresentação foi a mais bela e também a mais cômica. Numa trama perfeita em que o Padre não pôde comparecer, enviando em seu lugar, o Guri de Uruguaiana, personagem interpretado pelo professor Jimmy Cárter, que teve a incumbência de apaziguar os ânimos acirrados das duas famílias e a chegada inesperada do Ricardão.
 
Entre as autoridades presentes se destaca a presença do vereador Lourenço (PT) e do vereador Macega (PMDB). Carmem Bezerra esteve representando a Secretaria de Educação e Anita o Conselho Tutelar.
As fotos do Arraial você confere na fã página do Clicpiratini, acesse o Link e veja o álbum completo: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.874369905912848.1073741837.556108154405693&type=1

PONTE DO COSTA FECHADA PARA ÔNIBUS E CAMINHÕES ATÉ SEGUNDA-FEIRA (16)

“Com isso o tempo de viagem até Pelotas aumenta em até 38 minutos.”


  Foto: Reprodução/ Arquivo/ Facebook

A ponte do Costa na ERS-702, principal acesso para o município de Piratini, está trancada para ônibus e caminhões até segunda-feira (16). No início da manhã desse sábado parte do asfalto cedeu e uma cratera se abriu na pista.
 
 
A Brigada Militar (BM) e o Daer estão sinalizando o local para avisar os viajantes e evitar acidentes. Apenas carros de passeio podem passar, mesmo assim recomenda-se muito cuidado.
 
 
De acordo com o comando da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) os ônibus deverão entrar e sair da cidade pela ERS 265, que faz a ligação com a BR-392. Com isso o tempo de viagem até Pelotas aumenta em até 38 minutos.

sábado, 14 de junho de 2014

SECRETÁRIO ESTADUAL ENTREGA OBRAS DE RECUPERAÇÃO DE PRÉDIO EM PIRATINI E ÔNIBUS EM CANGUÇU

“A escola, que atende 105 alunos, recebeu novo telhado, assoalhos e esquadrias”.

Foto: Reprodução/ Divulgação
Na tarde desta sexta-feira (13), o secretário estadual de Educação, Jose Clovis de Azevedo, entregou obras de melhorias na Escola Estadual de Ensino Fundamental República Riograndense, no município de Piratini, na Região Sul. A escola, que atende 105 alunos da localidade Cancelão, recebeu novo telhado, assoalhos e esquadrias. O valor do investimento foi de R$ 270 mil.
 
 
Azevedo relembrou o início da sua gestão, quando recebeu a determinação do governador Tarso Genro de começar o processo de retomada da qualificação da educação no Rio Grande do Sul. "Recebi uma tarefa do governador e estamos retomando a qualidade da Educação do Estado em todas as frentes. São mais de R$ 320 milhões em obras, R$ 131 milhões em modernização tecnológica até o final desde ano, além da valorização profissional com as formações e 76,68% de reposição salarial”, exemplificou.
 
 
O prefeito Vilso Agnelo Gomes informou que nos 225 anos do município de Piratini nunca houve tantas obras e investimentos em parceria com a União e o Governo do Estado. "Sem parceria, não vamos a lugar nenhum. Por isso transmita ao governador nosso abraço e agradecimento porque nunca tivemos tantas obras em nossa cidade”, afirmou.
 
CANGUÇU
Após, Azevedo seguiu para o município de Canguçu, onde entregou um ônibus escolar, no valor de R$ 150 mil, para a Escola Técnica Canguçu, que tem 652 alunos matriculados nos cursos técnicos de agropecuária e contabilidade. O secretário defendeu a manutenção, ampliação e qualificação das escolas agrícolas.
 
Disse que ao chegar à Secretaria da Educação (Seduc) as 27 escolas agrícolas estavam sucateadas e imediatamente começou o processo de reestruturação com a compra de máquinas e equipamentos. Somente na escola de Canguçu, os investimentos somam mais de R$ 350 mil. “Sou filho de pequeno agricultor, sei da importância e reconheço a excelência do trabalho que as escolas agrícolas realizam”, disse Azevedo.
 
A aluna Vitória Lopes agradeceu ao Governo do Estado pelo veículo. “Podem ter certeza de que a escola fará um bom uso deste ônibus, não apenas para atividades rotineiras, mas, também, para atividades extracurriculares, que vão nos auxiliar na nossa formação”, destacou.
 
O prefeito de Canguçu, Gérson Cardoso, relembrou que o município já recebeu do governo estadual quatro ônibus para o transporte escolar e também agradeceu a parceria. “Esses veículos nos auxiliam no transporte dos alunos, sejam das escolas estaduais ou municipais”, enfatizou.
 
O governo do Estado realizou 74 obras no valor de R$ 8,3 milhões nas escolas da área da 5ª Coordenadoria Regional de Educação, com sede em Pelotas.
Texto: Ane Daniele Paulon