quarta-feira, 31 de outubro de 2012

ACIDENTE DE TRÂNSITO COM VÍTIMA FATAL NA ERS 702


Por volta das 19:30 horas, um acidente de trânsito tirou a vida de uma senhora de aproximadamente 60 anos, Deloa L.Gonçalves, a vítima, caminhava pela ERS 702 quando foi atingida, por uma Parati, que trafegava no mesmo sentido.
Não há informações se a vítima tentou atravessar a via pública, ou se teve outro acontecido que motivou o acidente, que acabou tirando-lhe a vida.
Por volta das 21:00 horas, o corpo ainda permanecia no local, guarnecido pela Brigada Militar e pela Polícia Civil, que já solicitou a presença do Instituto Geral de Pericias, IGP, que deverá comparecer no local, e recolher o corpo para necropsia na cidade de Pelotas.
Mais ou menos 100 pessoas se aglomeravam no local, visto que a vítima era bastante conhecida na Cidade.
 O condutor do veiculo S.E.L, 56 anos, após conduzido a Delegacia de Policia, onde prestou depoimento, feito o teste do bafômetro, foi constatado que o mesmo não havia consumido bebida alcoolica, sendo em seguida liberado e aguardara as investigações,  que serão chefiadas pelo Delegado Titular Paulo Costa.
  


Tainã Valadão

ÁREA DOADA PELO MUNICIPIO, ABRIGARA AGÊNCIA DO I.N.S.S


Nesta segunda-feira 29, em Porto Alegre, o deputado federal Marcon juntamente com o prefeito de Piratini, Vilso Agnelo da Silva Gomes e com o vereador eleito Lourenço de Souza (PT), participaram no Cento Administrativo do Estado de audiência com o Diretor Administrativo Claudio Sommacal e representantes do Patrimônio do Estado do Rio Grande do Sul para tratar do terreno que pertence ao Estado e que abrigará a primeira agência do INSS no município.

Durante o encontro a assessoria jurídica do município entregou ao diretor Administrativo documentos que comprovam a doação do terreno feito pelo município ao governo do estado, garantindo o espaço para a construção da Agência do INSS em Piratini que atenderá várias cidades da região. Claudio Sommacal garantiu que a área doada pelo município ao Estado será destinada para a construção da agência do INSS e destacou o empenho do Governo Estadual em colaborar e apoiar os projetos do governo federal. "Esta obra irá benificiar milhares de trabalhadores de vários municípios da região", lembrou o Diretor Administrativo.

Marcon ressaltou a importância de uma agência do INSS no município e para a região. “Ficamos muito felizes com a preocupação do INSS para com o povo gaúcho, com as melhorias tão necessárias para nossa população, tornando mais rápido o atendimento para os trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade na busca dos seus direitos”, declarou o parlamentar. 
Informações obtidas aqui na Cidade, dão conta que ainda não estaria definido o local da obra que ta sendo dada como definida pelo Executivo Estadual.
Colaborou com a matéria:

Guilherme Bertollo / Jornalista Mtb 15.836
 Assessor de Imprensa / Deputado Federal Marcon (PT/RS)


OS TRÊS MELHORES DA GINETEADA DO NICK



 Pode-se dizer que a gineteada é tentar permanecer sobre o lombo do animal(bovino ou equino). Os cavalos usados para a gineteada são nomeados "aporreados". Existem diversas modalidades de gineteada que hoje são difundidas em rodeios do Brasil, Uruguay e Argentina, tais como: Pêlo, Gurupa sureña, basto aberto, basto oriental...
   Pêlo - A modalidade de pêlo, também conhecida na Argentina e Uruguay como "crinas limpias" é a mais popular aqui no Brasil, ela consiste em montar no lombo do animal diretamente em contato com o pêlo, e fazer então um trançado de tento e crina ou pode-se também utilizar a rédia. A rédia não vai trançada com as crinas, somente passa por debaixo do pescoço e o ginete segura a mesma com uma certa distância do pescoço do cavalo. A espalda também conhecida como paletão, ramplão... é outra forma de montar na modalidade de pêlo. A espalda passa sobre o peito e por debaixo de uma pata do animal. Nesta modalidade é permitido sair agarrado com as duas mãos nas crinas.
  Gurupa Sureña - Uma modalidade argentina também bastante conhecida no Brasil que consiste em montar o cavalo popularmente falando de "boca atada", quer dizer montar o cavalo com um bocal e forceja-lo da boca. Uma armação de ferro e esponja( gurupa ) é atada no animal através de travessão e barrigueira, este recurso permite o ginete levar o pé no toso do cavalo e melhor trabalhar as esporas, fazendo então uma gineteada mais bonita de se ver.
  Basto aberto - A gineteada em basto aberto consiste em montar o animal de bocal, ou seja, de boca atada sobre um basto e com estribos ( redondos, em forma de pratos ). O tempo de campana para esta modalidade é de 12segundos. A modalidade de basto aberto também é conhecida como basto argentino.
  Basto Oriental - A gineteada em basto oriental é tradicional do Uruguay, e consiste no cavalo ensilhado e de boca atada, e ao invés de um relho, utiliza-se o pala dobrado.
Na tarde mormacenta de Domingo,28 de Outubro de 2012,aconteceu no Parque de Rodeios do PTG Tropilha Laço da Amizade,situado na localidade Cerca de Pedras no Quinto Subdistrito de Piratini-RS,de propriedade do Sr. Nick a tradicional gineteada na modalidade pelo.
A grande atração da tarde foi a montaria da jovem,de Pinheiro Machado,Ana Paula Bandeira de Almeida que se destacou com sua coragem e bravura entre os ginetes que participaram da prova.Ver imagens e matéria no link:
Os três peões vencedores da disputa foram:
Primeiro lugar:Ubaldo Madruga que recebeu o troféu das mãos do Sr. Jackson Luis Alves Pereira Coordenador da 21ª Região Tradicionalista.
Segundo lugar:Arlênio Fagundes que aceitou o regalo oferecido pelo Sr. Mogar Veleda.
Terceiro lugar:Leandro Souza que foi obsequiado pelo vereador Lourenço de Souza(PT).
A festa campeira terminou ao anoitecer de Domingo e já ficou com data marcada a sua próxima edição que será nos dias 8,9 e 10 de Março de 2013.

Rogério de s Lucas

terça-feira, 30 de outubro de 2012

PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA, CONTEMPLA COMUNIDADES QUILOMBOLAS

Dia 29 de Outubro de 2012, a sociedade Recreativa e Cultural 13 de Maio foi palco da assinatura da ata para a construção de 41 casas do programa “Minha Casa Minha Vida”, numa modalidade específica para as comunidades quilombolas e indigenas.
Este programa foi lançado em 2011 pelo Governo do Estado e em Piratini, foram contempladas 10 famílias da Comunidade Rincão do Couro, 9 famílias da Comunidade Colônia São Manoel, 9 Famílias  da Comunidade Rincão do Quilombo, 8 Famílias da Comunidade Rincão do Fascúra, 4 Famílias da Comunidade Fazenda Cachoeira e 1 Família da Comunidade Indígena da Costa do Bica.
A assinatura do convênio foi firmada na presença de funcionários da CREHNOR. O representante das comunidades quilombolas no Rio Grande do Sul, Irmã Mariza Rocha Leite e Eva Pinheiro, Assessoras das Comunidades Quilombolas de Piratini e ainda 2 Técnicas da EMATER.
Para a professora Eva Pinheiro “esta foi uma grande conquista das comunidades que terão a oportunidade de uma moradia digna, para permanecerem no meio rural” concluiu a Assessora das Comunidades Quilombolas de Piratini. 
Obs: A matéria teve participação da Professora Eva Pinheiro.

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

EQUIPES DO XIRÚ CONQUISTAM PRIMEIRO E SEGUNDO LUGARES NO RODEIO DO NICK.



O Piquete do Xirú,de Pinheiro Machado,tradicional nas disputas de laço por esse Rio Grande à fora,já tendo participado de centenas de rodeios e conquistado dezenas de prêmios e troféus,apresentou-se nesse Domingo,28 de Outubro de 2012, com duas Equipes no Rodeio do Nick.
A equipe principal mesmo descaracterizada sem dois de seus titulares ( Danilo Borges (Coelho) e Ori Pereira (Sisinho) conseguiu ainda o SEGUNDO LUGAR da PRIMEIRA FORÇA,sendo batida,pela tradicional equipe do ARRANCA MACEGA,de Pinheiro Machado, que já levantou muitos canecos e ganhou inúmeros prêmios nas festas campeiras do Estado,que conquistou o tão sonhado PRIMEIRO LUGAR da PRIMEIRA FORÇA.
Equipe do Piquete Arranca Macega (Primeiro Lugar da Primeira Força):
Rogério Brum
Rivelino Silva
Vanderlei Silva
Arlênio Fagundes
Sérgio Souza
Equipe Principal do Piquete do Xirú (Segundo Lugar da Primeira Força):
Sidney Bonini
Danilo Peroba
Ilson Roberto
Raniel Veleda
Alberto Souza
A segunda equipe do Xirú numa disputa entre vinte e três equipes alcançou o PRIMEIRO LUGAR da SEGUNDA FORÇA. Classificando-se apenas duas equipes para a final da SEGUNDA FORÇA,a equipe 2 do XIRÚ e a equipe do CTG JOAQUIM PAULO DE FREITAS de CANGUÇU.Uma final disputada armada à armada onde o coração disparava e a responsabilidade aumentava a cada tiro de laço.
Na primeira volta empate em 5 x 5 o que demonstrara a igualdade das equipes,na segunda a indecisão continuava pois acontecera empate de 4 x 4 e na última volta,quando o cansaço e tensão eram visíveis no semblante dos laçadores e dos cavalos,a equipe das meninas de Canguçu,sem oferecer  resistência aos tauras da Serra das Asperezas,cedeu o primeiro lugar à equipe dois, do PIQUETE DO XIRÚ,fechando a volta em 3 x 2.
Equipe Dois do Piquete do Xirú (Primeiro Lugar da Segunda Força):
Celso Cunha
Sérgio Oliveira
Alex Alves
Adalto Costa
Jairo Oliveira
CTG Joaquim Paulo de Freitas Canguçu (Segundo Lugar da Segunda Força):
Neriane Martins
Géssica Hannemann
Alcione Fonseca
Gabriel Oliveira
Izair Duarte
Adalto Costa ,representando a  Equipe Dois do Xirú, recebeu das mãos do Vereador de Morro Redondo,a premiação do Primeiro Lugar da Segunda Força e Mogar Veleda entregou à Sdney Bonini a recompensa da Equipe Principal do Piquete do Xirú.
Agradecimento: Marcelo Duarte da Cia. de Rodeios Laço Dourado
2* Classificatória FECARS-PTG ARAGANO, dias 9,10 e 11 de Novembro de 2012 na Sede Campeira do CTG Joaquim Paulo de Freitas Alto Alegre Canguçu-RS.





Rogerio De S. Lucas

EVENTO NA OITAVA EDIÇÃO TEVE SUCESSO GARANTIDO.

Realisado neste Sábado (27), na Praça da Bandeira o Piquenique Popular, organizado pelo Vereador Juarez Machado de Farias e Colaboradores, esta foi sua 8ª edição, e contou com várias atrações, tais como: Varal de Poesias, Associação Piratiniense de Artesãos, Os Alunos Maria Laura, Andressa Porto e Gabriel Almeida da 6ª Série do Instituto Estadual de Educação Ponche Verde,  Professora Iracema Ferreira Dutra, pacientes do CAPS Farroupilha, Eloísa Reyes, e muito outros. O piquenique teve o seguinte lema “a praça é do povo como o céu é do condor”, verso de CASTRO ALVES.
Até esta edição tem sido sucesso de público e desta vez não foi diferente, contando com uma tarde muito agradável e uma paisagem inigualável, o Piquenique integra a população, faz com que as pessoas reunirem-se para conversar, tomar chimarrão, escutar boa música, jogar damas, dando oportunidade para artistas da “Primeira Capital, terra de Barbosa Lessa” como diz Juarez, possam mostrar seu trabalho e ganharem reconhecimento por ele.
É importante ressaltar a presença dos integrantes do CAPS Mariozinho, que falou sobre seu livro, João Furtado que animou os expectadores contando causos e piadas, a Banda da escola Profª. Ignácia Machado da Silveira que fez uma ótima apresentação, e principalmente a Banda da escola José Pedro Garcia que mostrou muita irreverência e criatividade, inovando, e tornando sua apresentação um espetáculo.



Tainã Valadão.

BIKE TOUR DA ESCOLA PONCHE VERDE FOI SUCESSO.

Neste Sábado (27), aconteceu em Piratini o 1º Bike Tour, organizado pela Escola Ponche Verde, o evento foi um sucesso com mais de 100 ciclistas participantes. A idéia surgiu da Direção da Instituição juntamente com professores e funcionários, foram percorridos próximos de 6 Km, o passeio teve inicio em frente a Escola, indo até o Caneleira, retornado e entrando pela rua que da acesso ao Ginásio Municípal, findando no Centro da Cidade .
Um dos idealizadores do Bike Tour, foi o professor de Ed. Física Volnei Madruga Junior, mais conhecido como Juninho, “foi uma grande idéia para integrar a comunidade da escola Ponche Verde, fiquei feliz por ter conseguido mobilizar os estudantes do quanto é importante praticar esportes, e os benefícios que isto pode trazer para a saúde como diminuição do colesterol ruim, melhora do colesterol bom, redução do açúcar no sangue e vários outros bens a saude, este foi o primeiro de muitos Bike Tour que se realizaram” completou Juninho.
Outro grande aliado para que esse evento desce certo foi a Equipe ÉLO, grupo de ciclistas piratinienses formada em 1011, que percorre a Região Sul representando Piratini em campeonatos de ciclismo, composta por 6 integrantes: Eberson, Edson, Reginaldo, Zé, Luiz Eugenio e Cassino.
Para o estudante Anderson Lafuente, de 16 anos, “eu achei muito boa a iniciativa da escola, isso ajuda os alunos a saírem do sedentarismo, fazer exercícios físicos é bom pra saúde, eu vou participar, recomendo que todos façam atividades físicas”, disse Anderson.
O ciclista Eberson da Rosa Madruga, de 33 anos, da Equipe ÉLO, aprovou o passeio “muito legal a escola se preocupar com atividades físicas, agora mesmo com o horário de verão todo e mundo querendo entrar em forma, o ciclismo é um ótimo meio de fazer isto acontecer”, disse o ciclista ao começar o passeio.
Outro integrante da Equipe ÉLO, João Renato Medeiros Telles (Cassino), experiente corredor de maratonas, e corridas de rua, disse,“achei excelente o evento e a iniciativa proposta pela escola, isto deveria acontecer no mínimo umas 2 ou 3 vezes por mês, bicicleta não tem contra indicação” comentou o esportista que corre diariamente.

 Tainã Valadão.